Animais são salvos da exploração na arte de Dave Lee

O estadunidense Dave Lee faz parte de um crescente número de artistas que têm utilizado suas habilidades em defesa dos direitos animais. No entanto, Lee prefere conceber obras em que os animais estão sendo salvos da exploração imposta pelos humanos.

O artista coloca celebridades, ativistas e atletas conhecidos no meio vegano em situações em que assumem uma missão heroica de garantir a libertação animal, que é o objetivo maior do veganismo.

Ele a define como “uma revolução armada por empatia e bondade, determinada a desmantelar a crueldade e erradicar a mercantilização de seres conscientes e sensíveis.”

Algumas ilustrações mostram animais sendo libertados de caminhões a caminho do matadouro. Em outras, são salvos exatamente no momento em que seriam abatidos.

Com um caráter simbólico, as obras de Dave Lee visam causar um impacto que motive mais pessoas a acreditarem que a libertação dos animais é possível, desde que nos esforcemos para torná-la realidade.

Mas, claro, o primeiro e mais importante passo é assumir a nossa própria responsabilidade, o que significa que, se realmente respeitamos os animais e não queremos que passem por privação, sofrimento nem sejam encaminhados para os matadouros, devemos abdicar do consumo de tudo que envolve a exploração animal.

Afinal, enquanto continuarmos nos alimentando de animais ou incentivando sua exploração para qualquer outro fim, estaremos financiando o nascimento de mais criaturas que sofrerão e morrerão em consequência das nossas substituíveis predileções.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *