Anúncio vegano é banido da TV no Reino Unido

Um anúncio vegano de 30 segundos foi banido da TV britânica por utilizar imagens que, segundo o órgão regulador da publicidade no Reino Unido – a Advertising Standard Agency, “causam sofrimento desnecessário aos espectadores”.

O anúncio da Vegan Friendly UK mostra três pessoas consumindo hambúrgueres de carne bovina e peixe com batata frita enquanto discutem problemas como bem-estar animal, touradas e canudos de plástico.

O vídeo mostra peixes agonizando e o sofrimento de outros animais antes do abate. “Embora algumas das imagens não sejam inerentemente gráficas ou violentas, consideramos que algumas são suscetíveis de causar angústia”, alegou a ASA.

O anúncio termina com um pedido para que os espectadores “façam a conexão” – em referência à importância de não ignorar a violência por trás dos produtos de origem animal.

“Observamos que a rápida sucessão de clipes mostrados ao longo do anúncio e a justaposição entre os adultos comendo e as imagens dos animais aumentam o desconforto dos espectadores”.

A atitude tem gerado controvérsias, já que o banimento do anúncio foi motivado por 63 reclamações de espectadores, conforme divulgado pela própria ASA. Alguns dos reclamantes alegaram ainda que o vídeo é “ofensivo aos consumidores de carne” e tem “conteúdo difamador”.

 

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *