Ao contrário dos frigoríficos, fábrica de carnes vegetais na Suíça tem paredes de vidro

Foto: Planted Foods/Divulgação

Inspirada no documentário “Glass Walls”, em que Paul McCartney diz que “se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos”, a foodtech suíça Planted Foods, que produz carne de frango e de porco à base de vegetais, construiu uma fábrica com paredes de vidro.

A intenção, segundo a empresa, é destacar que, diferente da indústria da carne, eles não têm nada a esconder dos consumidores, inclusive a instalação é aberta à visitação. “Queremos que você veja o que estamos fazendo”, explica.

A foodtech também destaca que a produção de carne tornou-se tão abstrata para o consumidor final nas últimas décadas que qualquer pessoa pode comprar um pedaço de carne embalado no supermercado sem ter a mínima ideia do que está por trás do produto.

Algo a esconder

“Isso faz parte da produção industrial de carne, onde o abate ocorre atrás de grandes portões. Parece que a maioria dos fabricantes tem algo a esconder.”

Situada em Kemptthal, na comuna de Lindau, a fábrica da Planted mostra aos visitantes como a ervilha vira frango e como o girassol vira carne de porco desfiada. “Compartilhamos muitos fatos interessantes sobre as carnes vegetais.”

A foodtech também oferece degustação aos visitantes e mantém um bistrô em Kemptthal.

“Em nosso centro de operações, você aprenderá quais proteínas vegetais são adequadas para produtos substitutos de carne e de onde vêm. Mostramos também como a Planted combina tecnologia e inovação para revolucionar a indústria tradicional de carne.” O tour na instalação tem duração de uma hora.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

  1. Ao contrário dos infernos, paraísos podem ter parede de vidro porque os que olham de fora para dentro enxergarao humanos de branco chamados anjos.

    1. falou tudo, há muito tempo cortei a carne do meu cardápio, e como um admirador do espiritismo, posso lhe dizer, vcs nao sabem o mal que faz comer isso, tanto para o corpo quanto para o espírito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *