Após pressão, BBC tira do ar programa sobre o impacto da produção de carne

Para o programa, Liz Bonnin também vem ao Brasil, lar do maior rebanho bovino do mundo (Imagem: Reprodução)

Após pressão de pecuaristas no Reino Unido, a BBC tirou do ar o programa documental “Meat: A Threat To Our Planet?”, que apresenta os graves problemas ambientais causados pela produção de carne.

A campanha contra o programa disponível na BBC One foi liderada pela National Farmers Union (NFU), que acusou a BBC de ser leviana ao sugerir que o sistema de criação de gado no Reino Unido segue o mesmo padrão do sistema utilizado nos EUA e na América do Sul.

“Os fazendeiros britânicos estão orgulhosos do trabalho que fazem para criar gado de qualidade e cuidar do meio ambiente e ficaram irritados e magoados com a falsa impressão da criação de gado no Reino Unido que o programa criou para o espectador”, disse em comunicado a chefe da NFU, Minette Batters.

“Como resultado, os telespectadores receberam uma análise parcial do impacto da pecuária no meio ambiente global e na biodiversidade, com base quase exclusivamente em métodos da agropecuária intensiva”, continuou.

O que mostra o programa documental?

A bióloga Liz Bonnin começa sua jornada no Texas (EUA), onde visita uma fazenda onde 50 mil bovinos são criados em regime intensivo. Em uma das fazendas visitadas por Liz, ela descobre que os bovinos emitem grandes quantidades de metano, um gás incrivelmente potente e que contribui com o efeito estufa e com as mudanças climáticas.

Ela também viaja para a Carolina do Norte, onde investiga o impacto ambiental de milhões de toneladas de resíduos liberados por animais criados para consumo.

Segundo o programa da BBC, no mundo todo a criação de animais gera três bilhões de toneladas de esterco por ano, e que acabam poluindo a terra, a água, destruindo a biodiversidade e ampliando as “zonas mortas” oceânicas, onde a vida marinha já é inexistente.

Liz Bonnin também vem ao Brasil, lar do maior rebanho bovino do mundo. Na Amazônia, ela descobre que 20% da floresta foi destruída e que a pecuária é a principal causa desse desmatamento. “Agora estamos perdendo dois campos de futebol por minuto e devastando a vida silvestre da região.”

Quando Liz testemunha um animal sendo morto para o jantar, ela se força a reavaliar sua própria atitude em relação à carne e questiona o que todos podemos fazer para salvar o planeta.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *