
A cada ano aumenta a diversidade de opções de leites vegetais para atender tanto veganos quanto vegetarianos e pessoas que têm intolerância à lactose ou querem reduzir o consumo de laticínios. Soja, aveia, amêndoas, coco, amendoim, nozes, castanhas estão entre as opções mais conhecidas.
Entretanto, já estão começando a ganhar espaço opções mais inovadoras como leite de linhaça, de sementes de papoula, gergelim e até mesmo de caqui. Essas são as apostas de empresas como a Hope & Sesame, sediada em Chicago, que vai lançar em janeiro nos Estados Unidos, mas com expectativa de se projetar internacionalmente, uma linha de leite vegetal e orgânico à base de gergelim.
O novo produto, que segundo a empresa vai surpreender qualquer um que experimentá-lo, foi desenvolvido ao longo de dois anos e recebeu o nome de Sesamein. A princípio, o leite de gergelim será comercializado nos sabores chocolate, baunilha, original, original sem açúcar e chocolate com avelã.
Questionada sobre a escolha do gergelim em vez de outra matéria-prima, a Hope & Sesame justifica que as sementes de gergelim são mais fáceis de serem cultivadas porque se desenvolvem até mesmo em áreas afetadas pela estiagem ou por temperaturas muito elevadas, diferente de outras matérias-primas como amêndoas e nozes. Segundo a empresa, hoje os consumidores estão, mais do que nunca, procurando opções não lácteas e fazendo melhores escolhas nutricionais.