Artista vegana ganha mais visibilidade após obra ser removida de galeria no País de Gales

“A arte é executada para evocar reação, seja ela positiva ou negativa” (Imagens: Jo Oddie Artist/Facebok)

A artista vegana Jo Oddie atraiu ainda mais visibilidade após sua obra “Karma” ser removida de uma galeria no País de Gales em julho.

Depois de ser convidada para expor uma de suas pinturas, que mostra um caçador de raposas brutalmente morto por um lobisomem, o trabalho deixou de ser exibido por “sugestão” de um visitante não identificado.

A justificativa dada pelo Llanwrtyd & District Heritage and Arts Centre, responsável pela exibição na pequena cidade de Llanwrtyd Wells, foi que acharam a pintura muito violenta e descontextualizada.

“Discordo, acho que o centro de artes é o lugar perfeito para expor minha pintura porque as raposas são de fato parte de nossa maravilhosa herança britânica.”

Jo explicou por meio do Facebook que recebeu muitos elogios pelo trabalho e que não entendeu como ainda assim uma crítica pode ter sido determinante para a remoção.

“A polêmica que causei é a cereja do bolo”

Por outro lado, a recente rejeição à pintura atraiu ainda mais atenção, curiosidade e valorização de sua arte. Na rede social, a artista explicou que a repercussão garantiu-lhe bastante trabalho até abril de 2022, além de cinco exposições da série “Karma” no Reino Unido.

“A polêmica que causei é a cereja do bolo, porque nem nos meus sonhos mais loucos pensei que minha obra pudesse causar tanto rebuliço. Afinal, a arte é executada para evocar reação, seja ela positiva ou negativa”, comentou.

Sobre a motivação para a pintura, ela declarou que os animais são sencientes, e ainda assim muitas pessoas preferem manter-se em negação – “o que lhes permite persistir em tratar os animais com pouco respeito, empatia e compaixão”.

“Minha pintura é bastante inequívoca. É sobre ter amor, respeito e compaixão por todas as criaturas vivas. “As pessoas não apenas entenderam meu sentimento, mas fizeram comentários sobre os detalhes – a iluminação da floresta, que vem da lua, a postura poderosa do lobisomem e a atitude descontraída das raposas.”

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *