Ativistas dos direitos animais realizam manifestação contra Bolsonaro no dia 29

Bolsonaro diz que é a favor da rodeios e vaquejadas (Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo)

No dia 29, sábado, das 15h às 18h, ativistas dos direitos animais vão realizar uma manifestação contra o candidato a presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL) no Largo da Batata, em Pinheiros, São Paulo. Para justificar a ação “Pelos Animais Contra o Bolsonaro”, a ativista dos direitos animais Adriana Pierin, da Bancada Vegana, compilou em um vídeo tudo que o candidato disse até hoje que pode ser prejudicial à questão animal, como por exemplo o vídeo em que ele qualifica a caça como “esporte saudável”.

Embora o candidato tenha justificado que o registro divulgado na internet foi descontextualizado, já que supostamente ele se referia apenas a javalis, alguns internautas destacaram que isso não justifica o fato dele chamar a caça de “esporte saudável” independente de quem seja a vítima e por qual motivo.

Outro argumento apresentado é que mesmo sendo defensor do fim do Estatuto do Desarmamento, Bolsonaro é o autor do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 916/13, que previa a proibição aos agentes de fiscalização ambiental de usarem armas de fogo. A proposta não foi aprovada. Adriana lembra também que Bolsonaro votou a favor da lei que eleva a vaquejada a patrimônio cultural. “Isso é tradição, isso é cultura”, diz o candidato em um vídeo disponibilizado no YouTube.

No dia 25 de outubro de 2016, Jair Bolsonaro participou de uma ação pró-vaquejada organizada por empresários e declarou que o politicamente correto quer criar uma “geração de maricas”, se referindo aos opositores da vaquejada. Além disso, no dia 26 de agosto de 2017, Bolsonaro discursou em Barretos e declarou que é defensor dos rodeios. Até o momento da publicação da matéria, mais de 1,5 mil pessoas já haviam confirmado participação na manifestação.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *