Ativistas registram olhares dos porcos instantes antes do abate

A ação pacífica tinha o único objetivo de captar a imagem dos animais que chegavam empilhados, amontoados e sujos (Fotos: Divulgação)

Na manhã de quinta-feira (13), um grupo de ativistas de Porto Alegre e Lajeado (RS) se reuniu para fazer vigília em frente aos matadouros Dália e BRF, nos municípios de Encantado e Lajeado.

Segundo o coletivo que atua em defesa dos direitos animais, a ação pacífica teve como objetivo de registrar imagens dos animais que chegavam empilhados, amontoados e sujos, entre olhares plenamente conscientes de seu destino.

De acordo com relato dos ativistas, o cheiro de morte era insuportável e os gritos poderiam ser ouvidos a mais de duas quadras, já que os matadouros ficam na área urbana e rodeado de casas e apartamentos.

Os ativistas enfatizam que os porcos são muito parecidos com as crianças humanas: gostam de brincar, se divertir e são inocentes. Inclusive transformam caixas de papelão e outros objetos que encontram pelo caminho em brinquedos.

Também são perspicazes, inteligente e têm excelente memória. Seu nível de cognição permite que reconheçam seus nomes, atendam comandos e sonhem. Além disso, como seres sociáveis, gostam de viver em grupos.

Ainda assim, como costumam apontar os defensores dos animais, nada disso impede que sejam vistos pela maioria apenas como criaturas que “serão criadas, mortas e reduzidas a alimentos e outros produtos”.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

4 respostas

  1. Não consigo entender como o ser humano consegue ver o sofrimento deles, e ainda realizar o ato de matar…. são seres extremamente amáveis, companheiros e sentimentais…
    Sem palavras bora raça” humana”.
    Triste por todos os animais….pelo

  2. O ser humano . O feijão que comemos é na verdade um embrião vivo , assim como a maioria das sementes que comemos , arroz , trigo , soja , mas a moda agora é pegar carona nessa suposta proteção aos animais , hipocrisia é o real sentido disso tudo , pois tudo o que comemos , animais ou vegetais , em algum momento esteve tão vivo quanto vc que nesse momento lê essas simples palavras .

    1. Ulisses Moura….gostaria tanto que vc fosse um desses porcos que estão esperando para serem mortos….e gostaria de olhar nos teus olhos vendo vc sendo abatido…..há gostaria também que as pessoas comessem vc com bacon, presunto e línguica também….vc fala isso porque acha superior a animais….há só uma pergunta..vc gostaria que alguém viesse e matasse seus pais,seus filhos, irmãos,amigos? Imagine esses aí sendo seus irmãos e as pessoas querendo comer vcs de todas as formas….vc iria pensar diferente…kkkkkk seu porcopoctra….

  3. Essa é nossa cadeia alimentar . Simples assim! Imaginem deixar de matar porcos, galinhas, gados…como estaria essa mundo? Imundo e inabitável !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *