Audiência na Câmara discute nesta segunda PL que visa elevar vaquejada a esporte

Prática consiste em puxar violentamente o rabo de um bovino (Foto: Acervo JB)

Nesta segunda-feira (21), às 14h, será realizada uma audiência pública no plenário 6 da Câmara para discutir o Projeto de Lei 2452/2011, de Efraim Filho (DEM-PB), que visa elevar a vaquejada a atividade desportiva formal.

De um lado, o deputado Fred Costa (Patriota-MG) se opõe à prática. Do outro, o deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE) é favorável. Eles reunirão na audiência convidados para debater o PL.

“Considerar a vaquejada um esporte é atentar contra valores éticos e morais de toda a sociedade. Na prática de qualquer atividade desportiva devem ser respeitados, antes de qualquer outra coisa, o bem-estar e a vontade dos participantes”, critica Costa.

“Não existe ética sem liberdade de escolha. Por mais violentos que determinados esportes pareçam ser, todos os envolvidos devem, obrigatoriamente, estar ali por vontade própria.”

Como relator da proposta na Comissão do Esporte, Mitidieri já apresentou parecer favorável ao projeto de lei, argumentando que a atividade gera empregos e está em conformidade com o “bem-estar animal”, ainda que a vaquejada seja baseada em puxar violentamente o rabo de um bovino.

“Relativo ao local de descanso e translado dos bovinos, as acomodações são adequadas e os transportes apropriados, e, com relação aos cuidados com a saúde, utilizam-se protetores nas áreas que são sensíveis a lesões”, alega.

Clique aqui para acompanhar a transmissão a partir das 14h.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *