Australianos arrecadam milhões para produzir mais carne de cogumelo

Segundo Michael Fox, um dos objetivos da Fable é ajudar a acabar com a pecuária industrial e contribuir para o desenvolvimento de um sistema alimentar mais sustentável (Foto: Fable/Divulgação)

Lançada há apenas um ano e meio, a marca australiana de carne de cogumelo Fable anunciou esta semana que arrecadou AU$ 6,5 milhões em uma nova rodada de investimentos. Os recursos, que equivalem a R$ 25 milhões, serão usados para ampliar sua produção e comercializar seus produtos em mais países.

A marca atraiu atenção de investidores ao mimetizar a carne de origem animal utilizando como principal ingrediente o shitake, que se destaca por suas fibras densas e carnudas, além do sabor umami. “É muito mais do que uma carne vegana”, afirmam os fundadores Michael Fox, Jim Fuller e Chris McLoghlin.

Além de seus produtos serem comercializados em três grandes redes de supermercados da Austrália, a Fable tem o endosso do chef Heston Blumenthal, que tem utilizado a carne da marca em seus restaurantes com estrela Michelin. Ele também desenvolveu um búrguer para a rede australiana Grill’d utilizando a carne de cogumelo.

Com a alta demanda por novas alternativas à carne, e baseadas em ingredientes diferenciados, a Fable quer acelerar o lançamento de novos produtos até o final de 2021 – indo além da Austrália, Singapura e Reino Unido, onde já comercializa sua linha que imita principalmente a carne de porco desfiada e a carne bovina assada.

Foto: Grill’d

Cofundador era um “amante da carne”

Outros ingredientes comuns nos produtos da marca são óleo de coco, farinha de tapioca, pimenta branca, pimenta-do-reino e molho de soja.

Segundo Michael Fox, um dos objetivos da Fable é ajudar a acabar com a pecuária industrial e contribuir para o desenvolvimento de um sistema alimentar mais sustentável.

Como alguém que cresceu em Queensland, no nordeste australiano, Fox já foi um “amante da carne”, e na infância compôs até uma música em que a enaltece – “Steak of Glory”. No entanto, em 2015, tornou-se vegetariano por razões de saúde, ambientais e éticas.

Em seguida, fez a transição para o veganismo. “Ele queria combinar sua paixão pelo planeta com seus hábitos saudáveis para criar uma alternativa à carne. O resultado é a Fable”, informa um comunicado da marca.

Foto: Fable/Divulgação
Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *