Ministério da Agricultura quer banir o uso de animais em circos em toda a República Tcheca

A medida foi sugerida após investigações sobre a realidade dos animais explorados em circos na República Tcheca (Acervo: Hranicky Denik)

Atualmente a República Tcheca não permite que animais como hipopótamos, focas, rinocerontes e primatas muito jovens sejam usados em circos. No entanto, o Ministério da Agricultura quer ir além, inclusive está propondo um projeto de lei para banir completamente o uso de animais selvagens em circos em todo o país.

A medida foi sugerida após investigações sobre a realidade dos animais explorados em circos na República Tcheca e também porque a prática de entretenimento com animais selvagens está associada ao comércio ilegal de animais no país. Além disso, parcela significativa da população tem se envolvido em petições pedindo pelo fim do uso de animais em circos.

“Há uma série de fatores, incluindo confinamento constante, viagens frequentes e uso de métodos de treinamento violentos. Fazemos campanhas desde 2004, quando conseguimos proibir o uso de pelo menos alguns animais silvestres e agora estamos combatendo o uso de todos os animais selvagens”, informou David Gardáš, da organização Freedom of Animals em entrevista à Rádio Praga, acrescentando que é importante incluir também a proibição de uso de animais domésticos, porque alguns circos podem ver isso como uma brecha na lei e se aproveitar da situação.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *