BBC aborda relação entre consumo de carne e pandemias

“Milhares e milhares de animais amontoados em um mesmo ambiente é muito bom para um novo vírus emergir a partir de uma mutação” (Foto: BBC Two)

Um programa especial da BBC intitulado “Coronavirus Special”, que estará disponível online em seu site pelos próximos 19 dias, aborda, entre outras questões, como o consumo de carne tem favorecido um cenário de disseminação de pandemias.

“Não é coincidência que [ainda] falemos sobre a gripe aviária e gripe suína. Essas são as duas espécies [de animais] mais criadas [para consumo] em sistema intensivo no mundo todo”, diz no programa documental o patologista veterinário Andrew Cunningham, especialista em doenças da vida silvestre.

“Milhares e milhares de animais amontoados em um mesmo ambiente é muito bom para um novo vírus emergir a partir de uma mutação”, enfatiza o especialista e deixa claro que o atual sistema agropecuário cria um cenário de perigosas possibilidades em relação a novas pandemias.

A abordagem dessa questão na Parte I do programa entra no segmento que explica como o novo coronavírus, que apareceu pela primeira vez em Wuhan, na China, e tem sua origem associada à exploração e consumo de animais silvestres, se compara às pandemias anteriores.

“A mídia mundial está repleta de dados, informação e desinformação. Mas o que são fatos? O que é a covid-19 e por que essa cepa de coronavírus é tão perigosa? Este programa investiga os fatos e números científicos por trás da maior crise de saúde pública na memória viva e explora as pesquisas mais recentes da linha de frente da reação médica e científica”, destaca a BBC.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. O homem vive e viverá uma vida de inferno enquanto tortura qualquer animal. É uma vida de traição. “Ama” depois traí! Repete o mesmo com a sua espécie!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *