Bill Gates sugere que consumidores comprem mais carnes vegetais

“A compra desses produtos envia uma mensagem clara de que fabricá-los é um investimento sábio” (Foto: Acervo The Bill and Melinda Gates Foundation)

O fundador da Microsoft, Bill Gates, publicou um artigo intitulado “What you can do to fight climate change”. Abordando diversos aspectos e sugestões sobre o que podemos fazer enquanto consumidores no combate à crise climática, ele recomenda que as pessoas que têm condições financeiras incentivem o mercado de carnes vegetais comprando esses produtos que proporcionam menor impacto ambiental.

Segundo Bill Gates, dessa forma, as empresas terão condições e estímulo para continuarem oferecendo mais produtos com menores emissões de carbono, o que possibilitará produção em maior escala, reduzirá preços e fará com que aqueles que ainda não têm condições também possam desfrutar desses produtos.

“Isso deixará os investidores mais confiantes sobre financiar novas empresas que estão fazendo avanços que nos ajudarão a zerar as emissões. Sem esse sinal de demanda, as inovações em que governos e empresas investem ficarão nas prateleiras. Ou não serão desenvolvidas porque não há incentivo econômico para fazê-las.”

Bill Gates recomenda que as pessoas experimentem as carnes vegetais, porque, segundo ele, hoje, diferente de anos atrás, os produtos oferecem sabor e textura cada vez melhores. “Você pode encontrá-los em restaurantes, supermercados e redes de fast-food”, sugere.

E acrescenta: “A compra desses produtos envia uma mensagem clara de que fabricá-los é um investimento sábio.” O fundador da Microsoft diz que consumir uma alternativa à carne ou apenas não comer carne também pode ajudar a reduzir as emissões pelas quais somos responsáveis. “O mesmo vale para produtos lácteos”, cita.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *