Brasil é destaque em campanha que estimula adoção de uma dieta à base de vegetais

De acordo dados da pesquisa YouGov na América Latina, 7% dos brasileiros entrevistados em janeiro disseram que participaram da campanha Veganuary, que estimula a adoção de uma dieta à base de vegetais por 31 dias – período em que o participante assume o desafio de não consumir alimentos de origem animal. Segundo a organização Veganuary, isso coloca o Brasil como destaque da campanha em 2023.

“Esses resultados importantes no Brasil, como 7% das pessoas que participaram do Veganuary no país, mostram uma tendência de crescimento imparável do movimento plant-based, e com isso ajudamos os animais e o planeta que tanto precisam de nós. Veganuary orienta de forma amigável para uma mudança de alimentação menos prejudicial ao planeta”, diz o diretor da Veganuary América Latina, Mauricio Serrano.

Segundo o levantamento, pessoas de quase todos os países do mundo decidiram experimentar uma dieta sem alimentos de origem animal no mês passado, e a esperança é de que cresça também o número de participantes dando continuidade a esse hábito após o desafio.

Embora o número de inscritos tenha crescido em relação a 2022 no mundo todo, a organização avalia que não há como garantir que a participação no Veganuary não seja maior em 2023 do que a levantada, já que muitas pessoas também decidem participar também sem se inscrever no site, acompanhando quem está participando ou quem teve contato com a campanha por outro meio que não o site oficial da campanha.

De acordo com Serrano, no Brasil, a participação mais significativa em 2023 “dá uma visão da Veganuary como uma iniciativa com influência como movimento social”.

“A presença da campanha na mídia social também continua crescendo ao redor do mundo: #Veganuary já foi visto no TikTok mais de 894 milhões de vezes e mais de 300 milhões de pessoas interagiram com os canais internacionais de mídia social da Veganuary em janeiro de 2023”, informa a Veganuary.

Desde o lançamento da primeira campanha em janeiro de 2014, a Veganuary aumentou seu alcance, abrindo escritórios nos EUA, Alemanha e Chile em 2019; na Argentina e no Brasil em 2020; e na Índia em 2021.

“As campanhas oficiais de Veganuary também são realizadas na Itália, França, Suíça, África do Sul, Austrália, Cingapura e México em colaboração com organizações locais. A estratégia de cinco anos da Veganuary prevê a expansão da campanha para mais dez países até 2027.”

A adesão ao Veganuary é gratuita e os interessados podem acessar o site da campanha clicando aqui para receber o kit inicial oficial da campanha, um ebook de receitas e 31 e-mails diários com informações nutricionais, receitas deliciosas, planos de refeições e outras dicas.

Saiba Mais

*Todos os números são da YouGov Plc. O total da amostra foi de 1.021 adultos. A pesquisa on-line foi realizada entre os dias 16 e 30 de janeiro de 2023. Os números, segundo a pesquisa, foram ponderados e são representativos de todos os adultos (maiores de 18 anos) no Brasil.

Jornalista (MTB: 10612/PR), especialista em jornalismo cultural, histórico e literário e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *