Brian Fair: “Comer carne não se trata de sobrevivência”

“É um mito tão grande que se tenha que matar para sobreviver” (Foto: Washed Up Media)

Quando estava na oitava série, o vocalista da banda estadunidense de metal Shadows Fall, Brian Fair, ouviu “Meat is Murder” do The Smiths. A experiência foi o suficiente para que ele se sensibilizasse com a realidade dos animais reduzidos a alimentos.

“Eu não quis mais fazer parte de algo que tirasse vidas para o meu próprio prazer”, justifica em um vídeo disponibilizado no YouTube pela Heavy Metal Mom.

Na adolescência, Brian Fair contou com o apoio de um tio vegetariano e produtor de alimentos orgânicos. Mais tarde, ele fez amizade com o vocalista vegano Ray Cappo, das bandas Youth of Today, Shelter e Better Than a Thousand, de quem recebeu boas dicas.

Muitas vezes os fãs questionaram Fair sobre sua motivação para não comer carne. Ele costuma dizer que foi uma transformação interna, um sentimento de justiça. Na sua perspectiva, um compromisso com mudanças sociais positivas, o que tem tudo a ver com o heavy metal e o hardcore, que nasceram da contracultura.

“É um mito tão grande que se tenha que matar para sobreviver. Comer carne não se trata de sobrevivência porque podemos viver de outra maneira”, frisa.

Ele sugere que as pessoas procurem na internet por vídeos sobre os bastidores da indústria de alimentos de origem animal e vejam o que existe por trás dos produtos comprados com tanta comodidade.

“Há muitos produtos livres de crueldade animal”

Segundo Brian Fair, que já participou de campanhas da organização Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA), é fácil consumir alimentos baseados em privação, sofrimento e morte quando tudo é entregue embalado e dissociado de sua origem.

“Hoje há muitos produtos livres de crueldade animal”, pondera e acrescenta que as pessoas não imaginam quantos coelhos e outros pequenos animais são torturados para a realização de testes e extração de pele.

Reconhecendo a importância de transmitir uma mensagem positiva sobre vegetarianismo e veganismo, Brian Fair afirma que as pessoas normalmente subestimam a si mesmas quando não experimentam uma alimentação livre da exploração animal. “Não têm ideia de como é fácil quebrar esse ciclo”, enfatiza.

O músico também costuma oferecer ajuda a quem sente-se inseguro em fazer uma transição para o vegetarianismo ou veganismo. “Podem mandar perguntas. Ajudarei vocês no que eu puder”, promete.

Saiba Mais

Brian Fair gravou seis álbuns com a banda Shadows Fall entre os anos de 2000 e 2012.

Ele é graduado em literatura pela Universidade de Boston.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *