Calçados veganos, um mercado de mais de R$ 137 bilhões

Tênis da Nothing New feito com materiais reciclados (Foto: Divulgação)

Com o crescente número de marcas voltando a atenção para produtos mais sustentáveis, livres de matérias-primas de origem animal e com menos uso de químicos prejudiciais ao meio ambiente em resposta à demanda, o mercado global de calçados veganos deve fechar 2020 com um valor equivalente a mais de R$ 137 bilhões.

Para os próximos dez anos, a previsão é de taxa de crescimento anual composta de 7,2%, segundo dados da empresa de pesquisa global Future Market Insights. Entre as categorias de destaque estão tênis, sapatos, sandálias e botas.

Por enquanto, o mercado tem como foco o uso de materiais reciclados, embora matérias-primas cada vez mais naturais, a partir de vegetais, estejam conquistando mais espaço. Na América do Norte, por exemplo, o uso de cânhamo na fabricação de calçados deve se tornar cada vez mais usual.

Demanda deve aumentar mais ainda

A pesquisa destaca ainda, e de maneira bem específica, o interesse dos consumidores mais jovens por calçados veganos. Um dos motivos é que esses produtos contam com certificação de organizações internacionais que visam garantir que o produto não esteja contribuindo com as emissões de carbono que favorecem as mudanças climáticas.

“Nos próximos anos, a demanda por calçados cruelty-free deverá aumentar significativamente. O mercado está em rápida expansão e demonstra potencial de crescimento a longo prazo. O uso crescente de material sustentável impulsionará a produção de calçados veganos no mundo todo”, avalia a FMI.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *