Campanha alerta para uso excessivo de antibióticos na pecuária

Fotos: Proteção Animal Mundial

A organização Proteção Animal Mundial lançou neste mês de abril a campanha “Haja Estômago!”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o uso excessivo de antibióticos na pecuária e a importância de combater a resistência antimicrobiana.

“Consumimos muita carne, de manhã (presunto, mortadela, etc), no almoço e no jantar. Consequentemente, a indústria passou a produzir mais animais”, destaca a campanha e acrescenta que isso deu origem aos animais de criação industrial intensiva, que vivem aglomerados, estressados e mais suscetíveis a doenças.

Segundo a campanha, para mascarar o problema, produtores estão dando aos animais antibióticos como forma de prevenção. O uso indiscriminado mata as bactérias fracas selecionando as fortes e resistentes aos antibióticos, assim originando bactérias multirresistentes.

“Essas bactérias resistentes a antibióticos acabam sendo transmitidas aos seres humanos, prejudicando não só a saúde dos animais, mas também a nossa.”

Cerca de 700 mil pessoas morrem todos os anos por infecções resistentes a antibióticos, de acordo com a Proteção Animal Mundial, que defende a redução da produção e consumo de carnes e laticínios, além da adoção de estratégias para melhorar o acesso aos alimentos à base de vegetais.

A campanha também propõe apoio a produtores que queiram fazer uma transição para um sistema mais ético e sustentável de produção de alimentos.

“Você sabia que consumimos 30% mais do que a capacidade de regeneração do planeta? E que para cada pessoa no mundo há nove animais de fazenda criados em sistemas que desrespeitam as necessidades físicas, biológicas e psicológica dos animais? E o principal, você sabia que é esta carne, sem qualidade ética e sustentável, que você anda comendo?” alerta a Proteção Animal Mundial.

 

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *