Com o início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) no domingo (31), na Escócia, a organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) resolveu espalhar uma mensagem de que não faz sentido ser ambientalista e consumir carne, considerando o inegável impacto da agropecuária.
Além disso, exorta cada um a tornar-se vegano, que é a escolha mais adequada para quem visa contribuir com o meio ambiente. A mensagem está sendo transmitida por meio de painéis em ônibus que circulam por Glasgow, onde será realizada a conferência da ONU. O apelo da PETA também deve chegar ao Scottish Event Campus, onde se reunirão os participantes da COP26.
Mesmo ciente do impacto da agropecuária e já tendo destacado que uma dieta à base de vegetais é melhor para o meio ambiente, a ONU não tem encarado o problema com a seriedade que merece, e uma prova disso é que os convidados da conferência terão à sua disposição pratos que incluem peru, salmão e carne bovina.
Celebridades como Joaquin Phoenix, Moby, Alan Cumming, Alicia Silverstone, Evanna Lynch, Ricky Gervais, Billie Eilish e Stephen Fry enviaram uma carta a Alok Sharma, presidente da Conferência da ONU Sobre Mudanças Climáticas, pedindo que não ignorem o impacto da pecuária. Além disso, esta semana foi disponibilizado no canal da Humane Society International um vídeo em que Moby fez um novo apelo à ONU.
Em julho, Cumming criticou a Organização das Nações Unidas após confirmar que o evento terá alimentos de origem animal: “Considerando que a pecuária contribui para muitos dos graves problemas ambientais que o planeta enfrenta, espero que você concorde que servir carne enquanto tenta combater a mudança climática é como servir cerveja em uma reunião de Alcoólicos Anônimos.”
A mensagem da PETA circulará pela cidade escocesa até o dia 14 de novembro, dois dias após o fim da conferência.
“A ONU [já] declarou que uma transição global para a alimentação vegana é necessária para combater os piores efeitos das mudanças climáticas. A campanha é um alerta para qualquer pessoa que olhe para um prato com carnes sem considerar o impacto ambiental desses alimentos – ou os animais que sofreram por isso”, declarou a gerente sênior de campanhas da PETA, Kate Werner.
Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo:
O que é a carne? Sempre que falamos em carne é mais comum uma primeira…
Como a violação sexual de animais pode ser institucionalizada e normalizada? Quando fala-se em “reprodução…
Não é difícil olhar para um animal e reconhecê-lo como criatura de vontades, porque seu…
No Brasil, há sempre mais frangos sendo transportados para os matadouros do que bovinos e…
Em uma edição especial no mês das tradicionais festas juninas, o Picnik Festival terá novamente…
No domingo (26), o bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), recebe mais uma Festa…