Campanha pede que secretário-geral da ONU adote uma dieta à base de vegetais

Campanha sugere que o secretário-geral da ONU, António Guterres, “lidere pelo exemplo individual” ao adotar uma alimentação à base de vegetais (Foto: ONU)

Nos últimos anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) tem destacado os benefícios de uma boa dieta à base de vegetais e o impacto da agropecuária nas mudanças climáticas por meio do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa.

Agora uma campanha intitulada “Plead for Planet”, que conta com a participação de 22 organizações e ganhou uma petição, está pedindo que o secretário-geral da ONU, o português António Guterres, reeleito nesta sexta-feira (18) para mais um mandato de cinco anos, adote uma dieta à base de vegetais.

“Pequenas mudanças no nosso prato podem significar grandes mudanças para o clima. Conforme referido pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente, as alterações nos hábitos alimentares – especialmente nos países desenvolvidos, onde o consumo de carne e laticínios produzidos com base no uso intensivo de energia e água é elevado – reduziria a pressão sobre a biodiversidade e o sistema climático”, diz a campanha “Plead for Planet”.

Segundo a iniciativa, a indústria pecuária e o consumo de alimentos de origem animal estão, conforme várias entidades e relatórios têm realçado, entre os fatores que mais contribuem para a emissão de gases de efeito estufa, estimando-se que o setor seja responsável por, pelo menos, 14% do total das emissões globais.

A “Plead for Planet” destaca que uma alimentação à base de vegetais é uma das formas mais eficazes de mitigar a pegada ecológica. “Uma transformação da alimentação humana, no sentido de incluir predominantemente proteína de origem vegetal, pode reduzir as emissões globais de gases com efeito de estufa até 20% e aproximar-nos das metas do Desenvolvimento Sustentável estabelecidas no Acordo de Paris”, frisa.

“Trata-se de uma solução de baixo custo e elevado impacto ao alcance de todos.” Por isso, a campanha está sugerindo que o secretário-geral da ONU, António Guterres, “lidere pelo exemplo individual” ao adotar uma alimentação à base de vegetais.

“Esta pequena ação tem o potencial de causar uma enorme diferença e servir de exemplo para todos, sejam os nossos netos, os jovens do mundo todo ou outros líderes mundiais.”

Clique aqui para assinar a petição.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Não creio que uma pessoa, por mais importante e conceituada seja, modifique seu cardápio e modo de vida, atendendo a pedidos. Ainda que isso fosse muito importante para o Veganismo, já que sua palavra respeitável possui peso no Planeta, muito difícil essa modificação, convenhamos, porque para quem está acostumado à se alimentar dos despojos dos animais, há que se convencê-lo a se inteirar, com atenção e probidade, dos documentários, palestras e testemunhos sobre o assunto. Isso demanda tempo, disposição e vontade que nenhuma campanha, por mais bem intencionada seja, tem o poder de alavancar, ainda que a gente torça pra que isso aconteça, pra ontem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *