Campeão mundial de muay thai promove veganismo na República Tcheca

O atleta de dois metros de altura e 115 quilos deixou de consumir carne aos 14 anos, até que um dia percebeu que não era suficiente e decidiu tornar-se vegano (Fotos: Divulgação/Vegan Fighter)

Campeão mundial de muay thai, o lutador Jan Müller tem promovido o veganismo na República Tcheca, onde a alimentação à base de vegetais está conquistando a atenção principalmente das gerações mais jovens.

Além de usar a própria trajetória para motivar outras pessoas a se tornarem veganas, o lutador é um dos fundadores do site Vegan Fighter, que visa combater o mito de que atletas precisam de proteína de origem animal.

O projeto, que reúne esportistas de muitos países, virou referência mundial e tem entre seus apoiadores o atleta de força Patrik Baboumian.

Com o Vegan Fighter, Jan Müller e Iva Linda Maruščáková têm realizado em dezembro o maior festival vegano da República Tcheca – o Veggie Náplavka, também conhecido como Veggie Christmas, que este ano ganhou uma versão on-line em decorrência da pandemia de covid-19.

Dois metros, 115 quilos e proteína de origem vegetal

O atleta de dois metros de altura e 115 quilos deixou de consumir carne aos 14 anos, até que um dia percebeu que não era suficiente e decidiu se tornar vegano, estendendo a abstenção do consumo de produtos de origem animal a todos os aspectos de sua vida.

Isso significa também que ele se opõe ao uso de animais para qualquer finalidade. Segundo Müller, o veganismo é benéfico para todos – animais, humanos e para o planeta.

Sobre sua rotina, ele diz que por causa do seu peso é preciso manter uma alta ingestão proteica, mas que não encontra dificuldade nenhuma, considerando a diversidade de opções vegetais – o que inclui leguminosas, oleaginosas e alternativas à carne como tempeh, tofu e seitan.

Como lutador, Jan Müller tem um histórico de 44 vitórias e apenas cinco derrotas. Suas conquistas também incluem outros títulos em sua categoria de peso – como a de campeão nacional (tcheco) de muay thai e campeão europeu.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *