Canadenses estão consumindo 50% menos carne do que nos anos 1970

Canadenses estão consumindo menos carne, menos leite, menos refrigerantes e menos carboidratos à base de farinha (Acervo: Getty Images)

De acordo com a Statistics Canada, o departamento do governo federal canadense encarregado de produzir estatísticas sobre a população, os canadenses estão consumindo menos carne, menos leite, menos refrigerantes e menos carboidratos à base de farinha.

Atualmente os canadenses consomem 50% menos carne do que nos anos 1970, e a previsão é de que o consumo deve cair ainda mais. “Há questões ambientais e problemas de saúde em torno da carne bovina. Não me lembro de um único estudo incentivando as pessoas a comerem mais carne”, disse o professor de política e distribuição de alimentos Sylvain Charlebois, que também é reitor da faculdade de administração da Universidade Dalhousie, em Halifax, em entrevista publicada pela CBC na semana passada. Outra causa é o crescimento do vegetarianismo e do veganismo no país, conforme pesquisa da Dalhousie.

Segundo publicação da CBC e dados da Statistics Canada, havia mais de 70 litros de leite integral disponível para cada canadense em 1960. Hoje, não há mais do que dez litros. Não é um problema relacionado à concentração de gordura, até porque o leite desnatado também está em queda. “Também são mudanças nos hábitos alimentares. Os canadenses costumavam beber leite com suas refeições”, explicou o professor de nutrição pública Malek Batal, da Universidade de Montreal.

Batal crê que as mudanças mais significativas surgiram nos últimos dez anos. “Com pessoas dizendo que não somos vacas, que não devemos beber leite”, frisou à CBC. Na atualidade, segundo Evelyn Park, analista da Statistics Canada, as leguminosas e as oleaginosas estão substituindo o espaço antes ocupado pelo leite de vaca.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *