Cardiologista vegetariano Ellsworth Wareham morre aos 104 anos

Wareham vivia em Loma Linda, onde as pessoas têm uma expectativa de vida bem superior à média mundial (Acervo: CCTV America)

O cardiologista vegetariano Ellsworth Wareham, de 104 anos, faleceu no último sábado (18). Wareham ficou famoso por seu estilo de vida bastante ativo. Ele dormia de oito a nove horas por noite, acordava às cinco da manhã e iniciava o dia comendo cereais integrais com leite de amêndoas. Mais tarde, fazia exercícios, cuidava do jardim e passa o resto do dia com a família, de acordo com reportagem especial da CCTV America.

Essa foi a rotina do médico que se aposentou aos 95 anos. E como ele ainda conseguia ser tão ativo e saudável? “Não consumo nada de origem animal” – era a resposta de Ellsworth Wareham que morava em uma pequena cidade onde as pessoas têm uma expectativa de vida bem superior à média mundial.

Em Loma Linda, na Califórnia, não é difícil encontrar vegetarianos, inclusive, o maior mercado da cidade não comercializa nenhum tipo de carne. Além disso, também baniram o fumo, e o índice de comercialização e consumo anual de álcool está entre os mais baixos dos Estados Unidos.

Nesse cenário com uma população predominantemente adventista não era difícil encontrar o centenário Wareham, que vivia em uma casa de dois andares, onde não demonstrava nenhuma dificuldade em subir a escada. Também era o médico aposentado que cuidava do próprio jardim, um exercício que o permitia se sentir mais próximo da natureza.

Com boa saúde e clareza mental exemplar, ele creditava todos esses benefícios a uma decisão que tomou há 54 anos – banir todos os alimentos de origem animal da sua alimentação. À época, Ellsworth Wareham teve contato com uma pesquisa científica realizada pela Cleveland Clinic, que associou o consumo de proteínas de origem animal com a elevação do colesterol e o aumento do risco de se contrair doenças cardíacas. O ideal, segundo a pesquisa, seria a adoção de uma dieta vegetariana estrita e com baixo teor de gordura.

“Quando eu estava praticando a medicina, eu dizia aos pacientes que a dieta baseada em vegetais é o caminho mais saudável. Sugeri manterem-se afastados de produtos de origem animal o tanto quanto possível. Você pode falar sobre exercícios de relaxamento, atitude mental positiva e as pessoas vão aceitar. Mas se você falar sobre o que estão comendo, elas se mostram muito sensíveis sobre isso. Se um indivíduo estiver disposto a ouvir, tentarei explicar com base científica o que acho melhor para ele”, declarou.

Wareham reconhecia que a realidade de uma parcela bem significativa da população dos Estados Unidos era bem diferente da sua. Segundo o médico, um terço da população dos Estados Unidos vai morrer em decorrência de doença coronariana, e tendo como agravante o consumo excessivo de alimentos de origem animal. “Se você puder evitar isso, vale a pena”, sugeria com a experiência de quem trabalhou no Loma Linda University Medical Center, considerado um dos melhores hospitais de tratamento de doenças cardíacas dos EUA.

Saiba Mais

Nascido em 3 de outubro de 1914, o médico Ellsworth Wareham, que também é ex-veterano de guerra, realizou uma das primeiras cirurgias de coração aberto dos Estados Unidos.

Ele orientou residentes da Universidade Loma Linda até os 95 anos.

Referências

http://www.cctv-america.com/2015/10/03/dr-ellsworth-wareham-the-secret-to-living-longer-2

http://www.collective-evolution.com/2015/05/04/100-year-old-vegan-heart-surgeon-retired-at-95-heres-why-hes-been-a-vegan-for-50-years/

http://www.foxnews.com/health/2014/12/16/100-year-old-surgeon-wwii-vet-who-retired-at-age-5-shares-secrets-to-longevity.html

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

  1. Reportagem muito boa! Porém quando forem relatar algum fato, coloquem a data de quando aconteceu… A página nao tem data de publicação para identificar quando foi “a noite de ontem”. Hoje é 20/12/2019 e terei que procurar outras reportagens para ter certeza de quando nosso querido Dr. Wareham faleceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *