Carne vegetal agora é a opção mais barata nos Países Baixos

De acordo com uma pesquisa concluída pela Questionmark no final de julho, a pedido da ProVeg International, a carne vegetal está mais barata do que a carne animal nos Países Baixos.

Em fevereiro, os búrgueres vegetais eram mais caros do que os hambúrgueres convencionais e agora estão mais baratos. O mesmo vale para a carne de frango vegetal e a carne moída vegetal.

“Um total de 36 produtos foram comparados. Agora as versões vegetais estão mais baratas ou custam o mesmo em 66% dos casos.”

Embora as alternativas vegetais estejam mais baratas do que a carne, isso não significa que seja o caso de todas as alternativas à base de vegetais e em todos os supermercados.

“No entanto, a mesma tendência pode ser vista em todos os lugares, ou seja, uma queda acentuada ou mesmo uma reversão nas diferenças de preços. Dos 18 pares de produtos avaliados, a diferença de preço melhorou em 16 e piorou em apenas 2”, informa a pesquisa.

A causa das mudanças deve-se ao aumento do preço da carne, não à redução do preço das alternativas. Na maioria dos casos, as carnes vegetais permaneceram com o mesmo preço, ou ficaram um pouco mais caras, mas não como a carne.

“Em média, a carne animal ficou 21% mais cara entre fevereiro e junho, enquanto as alternativas à base de vegetais aumentaram de preço apenas 2%.”

De acordo com a ProVeg, isso é causado pela inflação e custos mais altos da matéria-prima, combinados com a ineficiência inerente à produção de carnes animais.

“A carne sempre foi um produto que exige uma enorme quantidade de matéria-prima. Para fazer um quilo de carne, você precisa de até dez quilos de grãos. Agora, em tempos de escassez, isso cobra seu preço”, diz Pablo Moleman, da ProVeg Países Baixos.

“Devido ao grande uso de matérias-primas, a carne é muito mais sensível a interrupções no mercado mundial do que as alternativas à carne. A carne vegetal claramente ganha em eficiência, e agora vemos isso refletido no preço.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *