Carnes vegetais estão ganhando popularidade entre os chineses

Beyond Meat lançou uma versão de carne de porco à base de vegetais na China (Foto: Divulgação/Beyond Meat)

Um artigo publicado ontem (21) no China Daily destaca como as carnes vegetais estão ganhando popularidade entre os chineses. A Beyond Meat é citada como uma das empresas que mais está investindo nesse mercado em solo chinês.

Afinal, a fabricante de alimentos sediada na Califórnia inaugura até o final deste mês a primeira grande fábrica estrangeira de carnes vegetais em solo chinês – situada em Jiaxing, na província de Zhejiang, no leste do país.

“É uma das maiores e mais avançadas fábricas desses produtos no mundo”, frisa a publicação, lembrando que em 2021 a Beyond Meat deve inaugurar outra fábrica na mesma província.

“Com o aumento do consumo global de carne, há uma demanda crescente por mais carne vegetal na China. Isso oferece uma oportunidade única para a Beyond Meat, pois os consumidores chineses estão se tornando mais conscientes da carne que comem”, diz a gerente geral da Beyond Meat na China, Candy Chan.

Grande potencial da China

Com mais de 1,4 bilhão de habitantes, a China é vista como uma região estratégica para quem quer conquistar o mercado asiático de carnes vegetais. Além disso, com um grande número de consumidores há também um maior número de possibilidades de mudanças de hábitos de consumo.

Entre as alternativas à carne que estão ganhando popularidade entre os chineses estão aquelas já conhecidas, e que foram e são desenvolvidas para mimetizar a experiência do consumo de carne – como búrgueres, nuggets, linguiças e salsichas.

Mas não só isso: “Mais startups locais surgiram este ano, explorando um mercado crescente na China em meio ao apetite crescente do consumidor por alimentos saudáveis ​​e nutritivos”, informa o China Daily.

A publicação também cita que a oferta de alternativas à carne já chegou às redes de fast-food e restaurantes com estrelas Michelin, assim como supermercados e plataformas online de compras. E essas mudanças significam apenas uma coisa:

“Mais consumidores chineses estão sendo atraídos por uma dieta à base de vegetais.”

O veículo de imprensa chinês aponta ainda que as marcas nacionais de alternativas à carne estão se concentrando mais em produtos customizados e inovadores com uma variedade de sabores – já que também é preciso diversificar para conquistar.

Beyond Meat prioriza carne de porco na China

Além de disponibilizar aos consumidores chineses os seus produtos já conhecidos nos EUA, a Beyond Meat tem apostado em alguns diferenciais. Hoje o maior exemplo é o investimento na Beyond Pork – sua carne de porco à base de vegetais e criada especialmente para os chineses.

“Beyond Pork permite que os consumidores chineses desfrutem mais de seus pratos tradicionais favoritos com carne de porco, como bolinhos, mapo tofu, macarrão com molho frito, almôndegas e xiaolongbao [pãezinhos de carne cozidos no vapor]”, explica Candy Chan.

Segundo a Beyond Meat, o produto tem 50% menos gordura saturada. A prioridade é atrair consumidores de carne que estão se tornando mais conscientes em relação às preocupações de nosso tempo com saúde, meio ambiente, crise climática e bem-estar animal.

“As carnes vegetais oferecem uma série de benefícios ambientais, exigindo menos água e terra para produzir do que a carne derivada da criação de animais”, afirma Chan.

Vale lembrar que a carne de porco é a mais consumida na China, onde 520 milhões de suínos foram abatidos em 2019, segundo dados da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, o que também explica a importância em oferecer alternativas de origem não animal.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Beleza. Esse é o Caminho das Pedras; tomara chineses fiquem longe da carne de cães e gatos, sapos, serpentes, polvos, morcegos e pangolins e abram os olhos para o cardápio sem crueldade e sem o risco de pandemias. Não podem é dormir no ponto enquanto o Planeta acorda para enxergar os animais como eles são e querem permanecer: VIVOS.

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