Carrapatos Lone Star podem causar alergia à carne

Fotos: Pixabay

O jornal The Inquirer and Mirror publicou uma matéria no final de julho alertando nos EUA para o aumento do número de carrapatos Lone Star, Amblyomma americanum, que podem causar alergia à carne por meio de picadas.

De acordo com o cientista Sam Telford, da Universidade Tufts, o aquecimento global é considerado um fator de aumento da incidência desses carrapatos em algumas regiões dos EUA.

Segundo o Centro para Prevenção e Controle de Doenças, o risco de ser picado pelo carrapato Lone Star é maior no início da primavera até o final de outono.

“Reações alérgicas associadas ao consumo de carne [suína, bovina e ovina] foram relatadas entre pessoas picadas por carrapatos Lone Star.” Acredita-se que a picada leva ao desenvolvimento de uma alergia ao oligossacarídeo galactose-α-1,3-galactose (alfa-gal) contido na carne.

Em entrevista à Ksat.com, o alergista e imunologista da Faculdade de Medicina da Universidade Vanderbilt, Robert Valet, disse que “esse é o primeiro exemplo de uma alergia alimentar causada por uma exposição a algo como uma picada de inseto”.

A alergia desenvolvida por meio da picada do carrapato Lone Star pode causar urticária, inchaço, diarreia e anafilaxia com risco de morte em caso de consumo de carne vermelha.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *