Casos de covid-19 crescem em frigoríficos do RS

Crise do coronavírus tem desacelerado o consumo das carnes mais consumidas no país – bovina, suína e de frango (Foto: Dipoa/SEAPDR)

De acordo com informações da revista Globo Rural, com base em dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado, somente no Rio Grande do Sul foram confirmados 124 casos de funcionários de frigoríficos contaminados com a covid-19 entre os dias 20 de março e 27 de abril.

Além dessa confirmação, o boletim aponta 1570 casos sintomáticos para síndrome gripal e seis mortes ligadas a funcionários de frigoríficos.  Segundo o portal CarneTec Brasil, frigoríficos da JBS e da BRF estão entre os que registraram casos de contaminação no RS.

Vale lembrar também que ontem (1), a Prefeitura de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, identificou mais 14 casos de contaminação de moradores da cidade que trabalham em frigoríficos na Serra Gaúcha.

Como a maioria dos frigoríficos continua funcionando nesse período de pandemia, a proximidade entre os funcionários, principalmente entre trabalhadores da “linha de produção” é o que tem favorecido a rápida proliferação do vírus.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul publicou uma portaria determinando distanciamento mínimo entre os funcionários. Caso a medida não seja atendida, as empresas podem responder a processo administrativo sanitário.

Segundo indicadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), a crise do coronavírus tem desacelerado o consumo das carnes mais consumidas no país – bovina, suína e de frango. 

A estimativa vai ao encontro da previsão feita ainda em março pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), que previu queda de 20% na demanda por carne no país. 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *