CE: Veterinária precisa de ajuda para transformar clínica em centro de apoio a animais vulneráveis

“Estamos há anos atuando de forma voluntária com animais comunitários, de abrigos, ferais e demais espécies em Fortaleza” (Fotos: Casa Multipatas)

Responsável pela tutela de 28 animais, a médica veterinária Amanda Luiza, de Fortaleza (CE), decidiu transformar sua clínica Casa Multipatas em um centro de apoio a animais vulneráveis.

“Estamos há anos atuando de forma voluntária com animais comunitários, de abrigos, ferais e em outras situações em que precisam de assistência”, informa Amanda, que criou uma campanha de financiamento coletivo no Apoia.se para arrecadar recursos que possam contribuir com a formalização da ONG Casa Multipatas, assim como pagar aluguel e adquirir medicamentos, equipamentos e insumos.

A iniciativa é inspirada no conceito “shelter medicine”, que é a medicina de abrigo que se popularizou nos EUA. “É uma forma de manejar de maneira inteligente e coerente abrigos de animais, mas também de controle populacional. É uma medicina que se volta também para animais comunitários, e não é só medicina de cão e gato. A gente tem aí uma medicina abrangente – de coelhos, ovelhas, jumentos, cavalos, etc”, explica.

“Só posso fazer isso tendo uma rede de apoio”

Amanda relata que, com a crise sanitária da covid-19, tem realizado esse trabalho conforme suas possibilidades, atendendo de forma voluntária animais de abrigos e de protetores em situação de vulnerabilidade.

“Também realizo o CEVD [captura, esterilização, vacinação e devolução] de felinos. Trabalhar dessa forma no Brasil é inovador. Tento amadurecer essa nova área da veterinária na minha região e para isso preciso me dedicar. Mas só posso fazer isso tendo uma rede de apoio”, frisa.

Segundo Amanda Luiza, a ideia de formalizar esse trabalho como uma ONG surgiu da necessidade de fazer o projeto de atendimento aos animais vulneráveis crescer. “O intuito é conseguir ampliar o atendimento a animais e tutores em situação de vulnerabilidade. Mas pra continuar me dedicando, fazendo o que amo e o que realmente acredito, preciso de ajuda. “Quem puder contribuir, divulgar, um pouquinho que seja, já estará fazendo a diferença.”

Clique aqui para conhecer a campanha da Casa Multipatas

Acompanhe o trabalho de Amanda Luiza por meio das redes sociais:

Perfil da veterinária

Perfil da Casa Multipatas

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *