Celebridades unem forças em campanha contra exploração do urso-negro-asiático

Joaquin Phoenix, Paul McCartney, Judi Dench, Ricky Gervais, Russell Crowe, Richard Gere, Slash, Kim Bassinger, Matt Sorum e Stephen Fry apoiam a campanha (Fotos: Getty)

Celebridades como Joaquin Phoenix, Paul McCartney, Judi Dench, Ricky Gervais, Russell Crowe, Richard Gere, Slash, Kim Bassinger, Matt Sorum e Stephen Fry estão unindo forças em uma campanha da organização Animals Asia contra a exploração do urso-negro-asiático no Vietnã.

“Em parceria com o governo vietnamita, estamos resgatando os ursos remanescentes de fazendas de bile no Vietnã – cerca de 400 animais – e fechando-as definitivamente no país. Assim que o último urso for salvo, esse comércio será história para o Vietnã e esperamos que isso abra um precedente a ser seguido por outros países”, diz a fundadora e CEO da Animals Asia, Jill Robinson.

“Estamos prestes a acabar para sempre com a cultura de bile de urso no Vietnã, encerrando uma indústria que causa décadas de sofrimento para os lindos ursos-negros-asiáticos.  Juntos podemos fazer essa mudança histórica acontecer colocando a gentileza em ação.”

A iniciativa também tem apoio da primatologista e conservacionista Jane Goodall e da ativista da vida silvestre Virginia McKenna. “Estou muito orgulhosa de fazer parte desse compromisso e de dar o meu apoio à campanha – resgatar o urso-negro-asiático da prática cruel de extração de bile”, diz Judi Dench. “A Animals Asia deu um grande passo em parceria com a população do Vietnã para acabar com essa prática e garantir um futuro melhor para esses lindos animais.”

O ator, diretor e roteirista Stephen Fry também enviou uma mensagem para fortalecer a campanha, destacando que não podemos ficar parados enquanto esses animais correm risco de extinção no país. “Este é um problema que todos nós podemos resolver.”

400 ursos em fazendas e poucos na natureza 

A comercialização de bile de urso é ilegal no Vietnã desde 1992, mas tem persistido por causa de lacunas na legislação e também pela contínua demanda. “A caça furtiva para abastecer essas fazendas de bile colocou o urso-negro-asiático na lista de espécies ameaçadas de extinção no Vietnã. Mas em 2017, após anos de negociações cuidadosas, o governo do Vietnã concordou em acabar com a criação de bile de urso de uma vez por todas e assinou um memorando de entendimento (MoU) histórico com a Animals Asia, nomeando a instituição de caridade como sua parceira oficial para acabar com essa indústria”, explica Jill.

As pesquisas mais atualizadas mostram que existem cerca de 400 ursos em fazendas vietnamistas, mas resgatar esse número e fornecer um santuário para o resto de suas vidas exigirá um grande esforço. “Enquanto o Centro de Resgate de Ursos do Vietnã da Animals Asia em Tam Dao se aproxima de sua capacidade total, um novo santuário precisa ser construído antes que a organização possa terminar de resgatar os ursos que continuam nas fazendas”, diz a entidade.

O diretor da Animals Asia no Vietnã, Tuan Bendixsen, enfatiza a importância do novo santuário para a conservação e reabilitação dos ursos-negros-asiáticos:

“No Vietnã, não há dúvida de que o comércio de bile causou o declínio massivo da população de ursos. Podemos salvar a população desses animais se acabarmos com a exploração e enviá-los para santuários. Ainda existem alguns ursos selvagens no Vietnã, mas a menos que o comércio de bile seja encerrado, eles eventualmente serão extintos.”

Você pode colaborar clicando aqui e assinando o abaixo-assinado da Animals Asia em defesa dos ursos.

Saiba Mais

A bile é extraída para utilização na medicina tradicional chinesa.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *