Cenário de “Free Willy” se torna santuário para baleias

“Little White e Little Grey têm 12 anos e vão se mudar para a Islândia (Foto: ECNS)

A baía de Klettsvik, nas ilhas Westman, na Islândia, serviu como cenário para o filme “Free Willy”, de 1993. Agora, 25 anos depois, o mesmo local está sendo transformado em um santuário de águas abertas para baleias brancas. As primeiras moradoras de uma área de 32 mil metros quadrados serão Little White e Little Grey, duas baleias com 12 anos que serão definitivamente libertadas do mundo do entretenimento.

Segundo a organização de conservação Sea life Trust, que se dedica à criação de santuários para animais marinhos, as duas belugas, como também são chamadas as baleias brancas, não poderiam ser libertadas no oceano porque são incapazes de sobreviver sem cuidados humanos, depois de serem usadas por tanto tempo em espetáculos aquáticos.

Atualmente, Little White e Little Grey que vivem em Xangai, na China, estão participando de um treinamento de respiração submersa, já que não estão habituadas à realidade natural dos animais de sua espécie. O que facilita esse trabalho é que as baleias belugas são conhecidas pela inteligência e sensibilidade, além de serem animais sociais.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *