Centenas de universidades nos EUA terão mais opções veganas

Foto: Sodexo/Divulgação

Uma parceria entre a empresa de serviços de alimentação Sodexo e a Humane Society dos Estados Unidos (HSUS) tem como objetivo levar mais opções veganas para o cardápio de centenas de universidades nos EUA. “Isso também faz parte da estratégia da Sodexo para reduzir suas emissões de carbono em 34% até 2025”, informa a empresa.

A parceria entre a Sodexo e a Humane Society, organização que recentemente fechou um acordo com a Prefeitura de Salvador para oferecer refeições à base de vegetais na rede de ensino, começou há 15 anos. “Para a Sodexo, fornecemos assistência técnica, ideias de menu para seus restaurantes, aconselhamento nutricional e treinamento culinário prático”, informa a HSUS, que no Brasil atua por meio da Humane Society International (HSI).

A oferta de boas opções à base de vegetais tem sido associada com ingredientes de qualidade, ganho em saúde e sustentabilidade que levam a um estímulo e evolução das preferências alimentares do consumidor.

Uma análise interna da Sodexo mostrou que pelo menos 70% de sua pegada de carbono está relacionada à compra de alimentos de origem animal. “A produção de alimentos à base de vegetais emite significativamente menos gases de efeito estufa e requer menos água e terra”, reconhece a empresa.

O que também tem favorecido a parceria é que, segundo a pesquisa Innova Health & Nutrition Survey, 23% dos jovens de 18 a 25 anos estão abdicando do consumo de carne ou adotando uma dieta à base de vegetais. Além disso, quase um terço dos jovens estão aumentando o consumo de fontes vegetais de proteínas.

“Para atender a essa demanda, a Sodexo Campus pretende ter 42% de suas ofertas de cardápio à base de vegetais até 2025.” Estudantes, funcionários e professores podem compartilhar suas experiências por meio do programa Plant-Based Takeovers, que já atende 140 universidades.

“É importante para nós recebermos feedback diretamente do cliente, porque isso ajuda a identificar quais pratos veganos se tornarão itens permanentes em nossos menus”, explicou a chef Jennifer DiFrancesco, diretora de inovação culinária da Sodexo Campus.

“Qualquer plano de sustentabilidade que pretenda criar uma mudança real – e não apenas ser um jargão de greenwashing – se concentrará na mudança de um menu rico em carnes para um focado em entradas à base de vegetais.”

 

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *