Chorou pelo dinheiro que perdeu, não pelo rebanho que morreu

Foto: Joedson Alves

Um fazendeiro queria ampliar suas terras, mas para isso precisaria derrubar uma grande área de mata ao norte de sua propriedade. Pela manhã, ordenou que seus funcionários começassem a desmatar o mais rápido possível porque um novo rebanho chegaria em breve.

Fez acordo com um grupo de madeireiros para retirar as árvores maiores e mandou “limpar com fogo” as menores e tudo que restou. Era possível ver animais silvestres ao longe abandonando a mata já condenada e a chegada de tudo que não pertencia àquele lugar.

Enquanto a estiagem acelerava a queimada, vórtices de fogo chegaram à propriedade e se multiplicaram, tornando-se impossíveis de controlar, queimando o pasto e todo o rebanho, que gemia tão alto em dor e agonia que os ouvidos do fazendeiro e de todos os peões doeram.

E o fogo continuou, rápido como jamais imaginariam. Engoliu a sede da fazenda e obrigou o fazendeiro e seus homens a abandonarem a propriedade. Apenas um dos bois não teve o couro bastante queimado, mas morreu aos pés do fazendeiro, no primeiro metro fora da fazenda, com expressão de terror e desespero, pés chamuscados e a cabeça cheia de fuligem.

O homem caiu de joelhos, lamentando. “Por que, meu Deus? Por quê? Que tragédia! Que tragédia que me abate!” Os outros não diziam nada. Apenas observavam com surpresa e estranhamento o fogo não ter ido sequer um metro além da fazenda. Não havia medida de contenção para aquele tipo de situação.

O fazendeiro observou à sua volta, não reconhecia aqueles animais. Era como se tivessem jogado um amontoado de coisas queimadas em sua propriedade, “coisas que nunca tiveram vida e que mais do que nunca foram destituídas de valor”. “Isso não parece real…”, pensou sem dizer palavra. Quanto bicho caído, carbonizado e sofrido….

Levantou, virou a cabeça em direção contrária à de seus homens e chorou pelo dinheiro que perdeu, não pelo rebanho que morreu. ”Que prejuízo, meu Deus! Que prejuízo…”

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *