1º Ciclo de Estudos Críticos Animais vai ser realizado na UEL em agosto

Ângela: “O papel essencial dos Estudos Críticos Animais é trazer para o centro de tais discussões espécies animais negligenciadas e silenciadas” (Foto: iStock)

O 1º Ciclo de Estudos Críticos Animais vai ser realizado no Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) nos dias 28, 29 e 30 de agosto. Interessados podem enviar propostas de simpósios aos coordenadores do evento até 31 de março. Já propostas de artigos, testemunhos ou expressões artísticas serão recebidas de 5 a 25 de abril.

“O papel essencial dos Estudos Críticos Animais é trazer para o centro de tais discussões espécies animais negligenciadas e silenciadas por uma série de discursos ou práticas discursivas que fazem do animal humano foco único e incontestável”, explica a coordenadora Ângela Lamas, acrescentando que o evento tem o papel de subverter tanto o pensamento conservador quanto os discursos progressistas fundamentados no especismo.

O Ciclo de Estudos é aberto a diferentes áreas do conhecimento – como a filosofia, literatura, antropologia, sociologia, história, etologia, artes, psicologia e direito. “Além de estudos teóricos, serão contemplados testemunhos de ativistas e expressões artísticas. Espera-se que esse diálogo construa não apenas novos saberes e reflexões, mas práticas que, efetivamente, contribuam para o movimento de libertação das espécies animais no planeta”, enfatiza Ângela, que divide a coordenadoria do evento com Jefferson de Moura Saraiva e Evely Vânia Libanori.

Saiba Mais

Para mais informações, acesse a página do 1º Ciclo de Estudos Críticos Animais. Em caso de dúvida, envie um e-mail para [email protected].

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *