Cidade chinesa proíbe consumo de animais domésticos e silvestres

Animais resgatados do comércio de carne de cachorro na China (Foto: Jung Yeon-Je/AFP/Getty Images)

Nesta quinta-feira (2), Shenzhen, cidade chinesa com 12,53 milhões de habitantes, anunciou a proibição oficial do consumo de carne de cães e gatos. A lei passa a valer a partir do dia 1º de maio. A medida comemorada por ativistas chineses vem logo depois que a China aprovou uma lei em fevereiro proibindo o consumo de animais silvestres, que também foi acolhida em Shenzhen.

Agora, tanto esses animais quanto aqueles considerados como de “estimação” não poderão mais ser consumidos em Shenzhen. As multas para quem desrespeitar a lei podem chegar ao equivalente a R$ 143,5 mil.

Embora estrangeiros possam associar os chineses em geral ao hábito de consumir carne de animais domésticos, a prática na China não é tão comum quanto se imagina. Segundo a BBC, a maioria dos chineses nunca comeu carne de cão ou gato. Uma prova disso é que há 62 milhões de cães e gatos domésticos registrados no país e vivendo com seus tutores.

De acordo com a Humane Society International, o Festival de Yulin, por exemplo, que costuma ser promovido como um evento tradicional, na realidade chegou ao país em 2010 e por iniciativa de vendedores de carne de cachorro que não estavam lucrando com a atividade na China.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Tomara que seja verdade .
    Em minha opinião, todos deveriam ser veganos…vegetarianos…
    Acho que este Corona vírus ta deixando exemplos para a humanidade de solidariedade para humanos, como também animais em geral.
    Todos somos filhos da Criação Divina !!
    Animais também merecem respeito !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *