Cidades com maiores rebanhos bovinos lideram emissões de carbono

Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real

Quando se fala em altas emissões de carbono hoje, a primeira associação é com a contribuição dos gases de efeito estufa com as mudanças climáticas. E no Brasil não há como ignorar a relação entre o impacto ambiental dessas emissões e a agropecuária, já que as cidades com maiores rebanhos bovinos também lideram as emissões de gás carbônico equivalente (CO2e).

São Félix do Xingu, no Pará, que atualmente tem um rebanho de 2,4 milhões, é campeã nacional em emissões de carbono, com 29,7 milhões de toneladas brutas de CO2e, conforme o último levantamento anual divulgado a partir do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima.

Desse total, 4,22 milhões de toneladas de CO2e, que favorecem o aquecimento global, estão associados principalmente à digestão do rebanho bovino, e o restante com o desmatamento. Além disso, a região amazônica abriga sete das cidades brasileiras que lideram as emissões, não somente São Félix do Xingu, que é um dos líderes em desflorestamento na Amazônia.

“Os dez municípios campeões em emissões de gases de efeito estufa (GEE) do Brasil emitem juntos 172 milhões de toneladas brutas de gás carbônico equivalente (CO2e). É mais do que países inteiros como o Peru, a Bélgica ou as Filipinas”, informa o Observatório do Clima, acrescentando que o desmatamento é a principal fonte de emissões na Amazônia.

Maior rebanho, maiores emissões 

Se fosse um país, São Félix do Xingu estaria à frente de Uruguai, Noruega, Chile, Croácia, Costa Rica e Panamá em emissões de carbono, segundo dados do Cait, o ranking global de emissões do World Resources Institute.

Com o maior rebanho bovino do Brasil e uma contribuição ao desmatamento tão elevada, São Félix do Xingu tornou-se a cidade com o maior número de emissões per capita do país, e com uma diferença de quase 22 vezes mais que a média do Brasil. Ou seja, dividindo as emissões pela quantidade de habitantes, cada morador emite 225 toneladas de CO2e.

São Paulo, Rio de Janeiro e Serra (ES) são os únicos municípios dos dez maiores emissores de carbono fora da região amazônica.

 

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *