Cientistas e chefs italianos criam pizza vegana contra o câncer e doenças cardíacas

Pizza é baseada em ingredientes da dieta mediterrânea (Foto: Reprodução)

De acordo com informações do portal de notícias italiano Affair Italiani, cientistas e chefs criaram em Nápoles uma pizza vegana contra o câncer e doenças cardíacas. Chamada de Pascalina, eles afirmam que a pizza prolonga a vida e previne o surgimento de tumores.

Segundo o Istituto Nazionale Tumori, o instituto nacional do câncer, a Pascalina pode ser consumida tranquilamente duas vezes por semana. Inspirada na dieta mediterrânea, a pizza é preparada com uma base de farinha de trigo e uma cobertura baseada em tomate-cereja, rapini (um tipo de brócolis), azeitonas, azeite extravirgem, alho e pimenta. Os ingredientes foram selecionados considerando benefícios e capacidade de redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares.

Sobre a ideia das pizzas saudáveis, o dr. Silvano Gallus, do Instituto Mario Negri de Pesquisa Farmacêutica de Milão, diz que os tomates frescos usados no molho ajudam a prevenir certos tumores. Segundo os cientistas que participaram da criação da Pizza Pascalina, o licopeno, que ajuda a reverter o crescimento de tumores, é encontrado em tomates frescos, mas é muito mais eficientemente absorvido pelo organismo quando os tomates são processados e usados no preparo de alimentos – como no caso da pizza.

Não é a primeira vez que uma pizza sem ingredientes de origem animal é considerada saudável. Em 2003, o International Journal of Cancer publicou um artigo científico intitulado “Does pizza protect against cancer?”, de autoria do dr. Silvano Gallus, destacando os benefícios de pizzas como a Pascalina para a saúde.

 

 

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *