Cinci, a vaca que se refugiou na mata para não morrer

“A maioria das pessoas ficava impressionada com a presença de Cinci, porque ela era um exemplo da vontade de viver que nós, humanos ou animais, compartilhamos” (Foto: Farm Sancutary)

Charlene Mooken, que mais tarde ficou conhecida como Cincinnati Freedom e “Cinci”, tinha seis anos quando fugiu do matadouro da Ken Meyers Meats, em Camp Washington, Cincinnati, no estado de Ohio. Mesmo pesando mais de 475 quilos, a vaca charolesa saltou uma barreira na luta pela sobrevivência e pela liberdade.

A perseguição iniciada em 15 de fevereiro de 2002 durou 11 dias, e Charlene ainda teve de escapar de armadilhas e dardos tranquilizantes, até que mais tarde encontrou abrigo na mata de um parque, onde descansou o máximo possível. A fuga só chegou ao fim com a sua captura no dia 26 de fevereiro em Clifton. À época, o clamor de tantas pessoas que já conheciam a sua história repercutiu em todo o país e fortaleceu a defesa de que Charlene tinha o direito de viver.

No entanto, o seu destino era incerto. Preocupado com a situação, o artista Peter Max ofereceu 180 mil dólares em pinturas à Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade aos Animais para que as obras fossem leiloadas. A condição era que a custódia de Charlene fosse repassada a ele. Assim Peter Max a nomeou como Cincinnati Freedom, considerando a luta da vaca pela liberdade.

“Apesar de ter sido um dos nossos habitantes mais esquivos, escolhendo a companhia do gado em detrimento das pessoas, Cinci recebeu inúmeros visitantes ao longo dos anos, cada um ansioso para ver a valente vaca que eles acompanharam no noticiário. Embora os visitantes do santuário não pudessem tocá-la, todos que a viam eram ‘tocados’ por Cinci, porque sua postura e olhar evocavam à intensa força vital que havia dentro dela, assim como uma consciência acurada de que ela ocupava um lugar especial no mundo”, frisa o Farm Sanctuary, sediado em Watkins Glen, Nova York, que a acolheu em 2002.

“A maioria das pessoas ficava impressionada”

“A maioria das pessoas ficava impressionada com a presença de Cinci, porque ela era um exemplo da vontade de viver que nós, humanos ou animais, compartilhamos.”

No santuário, ao longo de seis anos e oito meses, Cincinnati fez amizade com outras vacas que também fugiram do matadouro – como Queenie, Annie Dodge e Maxine. O que mais chamou a atenção no período em que Cinci esteve doente, já incapaz de mover as patas traseiras, é que as outras vacas ficavam próximas dela a maior parte do tempo, segundo o Farm Sanctuary.

Infelizmente, o câncer evoluiu muito rápido, e no dia escolhido para livrar Cincinnati Freedom do sofrimento, Kevin, um dos novilhos, aproximou-se e lambeu sua face, assim como a novilha Íris.

“Depois que a nossa linda menina partiu, todos os membros do bando se aproximaram para se despedir, cada um compartilhando com Cinci um último momento de afeição. Embora doloroso, o ritual de luto do rebanho também era bonito e reconfortante, porque não havia dúvida de que Cinci não apenas viveu, mas também morreu sabendo que ela era querida por todos”, enfatiza o Farm Sanctuary.

Cincinnati Freedom viveu no santuário de animais de 11 de abril de 2002 até o dia 29 de dezembro de 2008, quando teve de ser sacrificada em decorrência de um câncer espinhal intratável.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *