Cipatex desenvolve revestimento vegano para móveis e decoração

Laminados podem ser usados no mobiliário de ambientes residenciais e comerciais (Fotos: Cipatex/Divulgação)

A Cipatex anunciou esta semana o lançamento da nova linha de laminados veganos “Facto Vegan”. Mesmo com o toque e visual semelhantes ao couro, os artigos são isentos de matérias-primas de origem animal e vão ao encontro do consumo consciente e expansão do veganismo, segundo a fabricante brasileira.

Os produtos entram no mercado para atender os segmentos de móveis e decoração. São revestimentos que podem ser aplicados em cadeiras, poltronas, sofás, cabeceiras de cama e outros estofados.

“Como possuem alta resistência mecânica, principalmente elevada resistência à abrasão e à hidrólise, os laminados podem ser usados no mobiliário de ambientes residenciais e comerciais, de baixo a alto fluxo de pessoas”, afirma Cícero Mourato Henriques, gestor de produtos da Cipatex.

O material foi desenvolvido a partir de parcerias e pesquisa para substituir matérias-primas por substâncias de origem não animal.

“Com a composição adequada, conciliamos resistência e estética para oferecer um produto alinhado às necessidades do consumidor cada vez mais exigente, que busca por soluções sustentáveis e inovadoras”, comenta Benedito Luqueta, coordenador de laboratório da Cipatex.

Soja e sal marinho 

Entre as matérias-primas que compõem o produto vegano está o plastificante originário da soja. O PVC também contém, em peso, 57% de insumo proveniente do sal marinho, um recurso renovável.

Outro aspecto favorável do produto é a composição isenta de metais pesados tóxicos, como bário, presente em laminados comuns. Sua aditivação é baseada em metais como cálcio, potássio e zinco.

A nova linha também atende a procura crescente por produtos que garantem praticidade na limpeza e higienização. Impermeáveis, os revestimentos podem ser limpos regularmente com pano umedecido em água e sabão neutro, além de possuir resistência ao álcool, contribuindo, assim, para combater a proliferação de vírus e bactérias.

Crescente interesse por versões veganas

“Maleáveis, os laminados flexíveis de PVC oferecem flexibilidade, o que contribui para um melhor acabamento do estofado no processo de tapeçaria.” Para garantir ainda mais toque e aparência de couro, os novos revestimentos ganharam pequenas ranhuras, veios e manchas, dando um aspecto mais natural às peças. A nova linha conta com as gravações Istambul e Ancara e as opções de cores são café, taupe, conhaque, canela, natural, castanho, chocolate e preto.

O Facto Vegan é o segundo laminado vegano lançado pela empresa. O setor de calçados, que também é um dos segmentos de atuação da companhia, foi o primeiro a ser atendido por um material livre de aditivos de origem animal.

“A Cipatex foi a primeira empresa a oferecer ao setor calçadista laminado flexível de PVC totalmente vegano. A aceitação do mercado, o aumento de pessoas preocupadas com o bem-estar animal e a ascensão do veganismo impulsionam a empresa a ampliar seu portfólio com versões veganas para outros segmentos”, finaliza Silvio Martins, gerente de marketing da empresa.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *