Cogumelo frango-da-mata pode ser uma alternativa à carne de frango

Depois de preparado, pode ser facilmente confundido com carne de frango (Fotos: Sow True Seed/ Fox Farm & Forrage)

Para vegetarianos ou veganos que sentem falta do gosto e da textura da carne de frango, uma boa alternativa pode ser o cogumelo laetiporus sulphureus, conhecido popularmente como frango-da-mata. A espécie do Reino Fungi se destaca pela cor vibrante e, dentro de suas camadas aveludadas, há uma “carne vegetal” que tem gosto muito semelhante ao da carne de frango.

Originário da América do Norte e de algumas partes da Europa, o frango-da-mata tem sido utilizado cada vez mais na culinária vegetariana pela textura, sabor e versatilidade. O cogumelo pode ser preparado frito, cozido, assado, com molhos, etc. Em síntese, é considerado bastante maleável.

No entanto, segundo a revista online Atlas Obscura, é preciso ter cautela para não confundir as espécies, já que há outros cogumelos semelhantes ao laetiporus sulphureus, mas que podem causar problemas gastrointestinais. “Ele normalmente cresce no verão e no outono. A textura deve ser firme e macia. Se desmanchar quando você tocá-lo, é porque está velho demais para ser consumido”, sugere a publicação.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *