Colômbia dá o primeiro passo para a proibição dos testes em animais

Na Colômbia, o representante da Câmara dos Deputados, Juan Carlos Losada, apresentou na última quarta-feira um projeto de lei que prevê a proibição de testes em animais na indústria de cosméticos, produtos de limpeza, absorventes e fraldas. O clima no congresso é de que não deve haver nenhuma forte oposição ao banimento, principalmente considerando que atualmente a Colômbia pretende fortalecer as exportações para países que não permitem a comercialização de produtos testados em animais.

“O principal objetivo do projeto é impedir o sofrimento dos animais na indústria de cosméticos e permitir que empresas colombianas entrem no mercado europeu, uma região que há anos rejeita esses testes”, disse Losada em comunicado oficial. O representante da câmara afirma que após a aprovação a lei deve entrar em vigor em no máximo 12 meses.

Embora algumas publicações internacionais já estejam colocando a Colômbia na vanguarda da proibição dos testes em animais na América Latina, é importante considerar que embora o Brasil não tenha uma lei nacional de proibição de testes em animais em vigor, sete estados já baniram a prática – Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pará e Minas Gerais.

 

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *