Com altos subsídios à pecuária, governo incentiva desmatamento

No Brasil, nenhum segmento é tão beneficiado pelo governo quanto a agropecuária (Foto: AFP)

Ainda que as discussões sobre o impacto da produção agropecuária no meio ambiente estejam cada vez mais em evidência, e com alguns países europeus, por exemplo, discutindo a possibilidade de ampliar impostos sobre a produção de carne, visando contribuir com a desaceleração do desmatamento e das emissões de carbono, o Brasil, que tem o maior rebanho comercial de bovinos, não parece muito preocupado com os custos ambientais da carne.

Um exemplo disso pode ser encontrado nos valores dos subsídios oferecidos pelo governo federal à cadeia de carne bovina – uma média anual de R$ 12,3 bilhões, conforme informações do relatório “Do Pasto ao Prato”, do Instituto Escolhas.

Considerando a média de arrecadação com impostos, a diferença pode ser classificada como “pequena”, já que o governo tem recebido um valor próximo – R$ 15,4 bilhões.

“Na comparação com a totalidade da economia brasileira, os subsídios à cadeia da carne bovina são maiores tanto como proporção da arrecadação quanto como proporção do Produto Interno Bruto – PIB”, informa o Instituto Escolhas. Resumindo, isso significa que no Brasil nenhum segmento é tão beneficiado pelo governo quanto a agropecuária.

Valores são tidos como “conservadores”

Além disso, esses valores são tidos como “conservadores” porque não incluem benefícios concedidos por programas estaduais, municipais e dois federais – Fundo de Terras e Reforma Agrária.

Se o governo continuar fornecendo tantos subsídios à cadeia de carne bovina, como espera reduzir o impacto do desmatamento no país? Afinal, desflorestamento e queimadas têm sido cada vez mais associados em primeiro lugar à produção de carne bovina, que, por consequência, também gera grandes emissões de gases de efeito estufa.

Com tantos subsídios para o segmento, não há como ver isso de outra forma que não seja um convite ou endosso ao aumento da perda de cobertura florestal em biomas como Amazônia, Cerrado e Pantanal. Devemos ter em mente que o Brasil já tem um rebanho comercial de 222 milhões de bovinos, e isto em um país onde cada animal ocupa, em média, uma área de 1,2 hectare.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *