Com Lula, Alemanha também voltará a enviar recursos para o Fundo Amazônia

Após a Noruega anunciar que voltará a enviar recursos para o Fundo Amazônia, o governo alemão também declarou esta semana que está disposto a descongelar rapidamente os fundos para ajudar a conter o desmatamento na floresta amazônica.

A confirmação foi feita em comunicado oficial pelo secretário de Estado do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha, Jochen Flasbarth. “Estamos prontos para liberar recursos para o Fundo Amazônia para Conservação Florestal e Proteção Climática no Brasil”, disse Flasbarth.

O governo alemão agora quer discutir os detalhes com a equipe de transição do governo no Brasil. “Há uma grande vontade dentro do governo alemão de chegar logo ao Brasil. Agora é importante que o novo governo possa mostrar que os estados estão dispostos a fortalecer rapidamente a cooperação nessa área”, declarou o secretário.

Vale lembrar que no discurso de vitória no domingo (30), o novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil está pronto para lutar contra a crise climática e que o país e o mundo precisam da Amazônia viva.

A Noruega e a Alemanha congelaram os fundos para a Amazônia após o aumento do desmatamento da Amazônia e conflitos com o governo de Jair Bolsonaro.

O Fundo Amazônia foi criado em 2008 com o objetivo de financiar medidas de prevenção, controle e combate ao desmatamento, assim como apoiar iniciativas de conservação e uso sustentável de recursos.

Saiba Mais

Em 2019, a Alemanha congelou 35 milhões de euros que seriam enviados ao Brasil.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *