Um comercial pró-vegano israelense que viralizou em 2020 foi recriado no Reino Unido e começou a ser veiculado ontem (21) no horário nobre do Canal 4. A iniciativa é resultado de uma campanha do fundador da marca vegana Miami Burger, Tom Bursnall.
Originalmente criado pela organização Vegan Friendly, de Israel, o comercial chegou a milhões de espectadores em setembro de 2020. No vídeo com duração de um minuto, um casal aparece comprando frutas e escolhendo uma carne de cordeiro em um mercado.
Quando o rapaz mostra à namorada que “encontrou um bom pedaço” embalado a vácuo, ela diz que prefere mais fresco. Então ele faz o pedido ao açougueiro e ela reforça que quer “extra fresco”.
O açougueiro sorri e diz o que eles querem a outro açougueiro que sai dos fundos carregando um cordeiro vivo nos braços e o entrega nos braços da moça. Ela fica assustada e surpresa e o açougueiro complementa: “Você quer fatiado ou embalado?”
“Todos os seres sencientes merecem compaixão”
“Como muitos de vocês, acredito que os animais humanos estão neste planeta para cuidar, amar e proteger os animais não humanos, não para abatê-los e escravizá-los. Todos os seres sencientes merecem compaixão, independente das características (aparência, tamanho, inteligência, força)”, declarou Bursnall, justificando a razão pela qual decidiu recriar o comercial no Reino Unido.
Ele disse que espera que seja um dos vários anúncios pró-veganos que, com a ajuda de apoiadores, poderá financiar no Reino Unido ao longo de 2021.
“Os anúncios em horário nobre são muito caros, mas podem causar um grande impacto. Para nós, ajudará a evocar a consciência de massa de que os animais não são produtos, mas seres vivos inocentes que não têm voz e não têm como se defender. Queremos ajuda para criar o ‘gatilho’ de que muitas pessoas precisam para fazer a conexão.”
Saiba Mais
O comercial também está sendo veiculado na Sky News, Sky Atlantic e Sky 1.
Assista ao vídeo que inspirou a versão britânica: