Comissão da Câmara aprova PL que torna obrigatória a divulgação de lista de animais ameaçados de extinção

(Foto: Acervo Nat Geo)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou ontem (27) o PL 3887/2019, do deputado Célio Studart (PV-CE), que torna obrigatória a divulgação pública da lista de animais ameaçados de extinção. A exigência se estende aos municípios, estados e ao governo federal.

“O projeto tem como objetivo fomentar ainda mais a defesa de espécies em extinção atentando, sobretudo, para a fauna local de cada região”, diz Studart.

Relator da proposta, o deputado Fred Costa (Patriota-MG) citou estimativa de que atualmente há 1.173 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

“Compreender o estado de conservação da fauna e flora do Brasil é o ponto de partida básico para um planejamento robusto das medidas que devem ser tomadas para reduzir o risco de extinção das espécies e garantir sua sobrevivência”, declarou Costa.

“A elaboração e publicação de listas de espécies ameaçadas, tanto nacional quanto localmente, contribuem para a sua conservação.” O relator sugeriu como emenda que as listas sejam criadas em conformidade com órgãos oficiais de proteção ambiental.

O projeto de lei também será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Clique aqui para opinar sobre o PL 3887/2019.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *