Comissão de Meio Ambiente avaliará PL que visa reconhecer rodeio como esporte

Foto: iStock

Está na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara um projeto de lei que visa reconhecer o rodeio como esporte e seus participantes como atletas.

Polêmica, a proposta foi apresentada em 2017 pelo ex-deputado Milton Monti (PR-SP), mas com sua saída em 2019 teve continuidade por meio de membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Uma das opositoras do projeto de lei na Câmara é a deputada Áurea Carolina (PSOL-MG), que rejeitou a proposta como relatora em 2019.

Já entre os apoiadores do PL 7624/2017 estão os deputados Luiz Lima (PL-RJ) e Fábio Mitidieri (PSD-SE), que em 2021 garantiu a aprovação do projeto de lei na Comissão do Esporte.

Hoje a proposta aguarda avaliação na Comissão de Meio Ambiente que, não por acaso, conta com um elevado número de membros da FPA. Se aprovado, o que seria uma contradição, já que deveria ser premissa da CMADS zelar pelo bem-estar dos animais, o PL precisará apenas ser aprovado na sequência pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Depois dificilmente encontrará dificuldade para ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, que já declarou seu apoio aos rodeios e outras atividades que usam animais como entretenimento, incluindo também vaquejadas e provas de laço.

O autor do projeto de lei, Milton Monti, ignora a crescente rejeição aos rodeios no país quando afirma que “as práticas esportivas de rodeio são social e culturalmente
aceitas, tendo crescido em manifestações, em torno das quais
gravitam inúmeras outras atividades”.

E continua: “No presente projeto de lei, o peão passa a ser considerado atleta profissional.” A mesma perspectiva é defendida pelo deputado Fábio Mitidieri. “Essa atividade é considerada um dos esportes mais populares do país, ficando atrás apenas do futebol e do vôlei.” Mitidieri faz tal afirmação, mas não apresenta nenhum dado que embase essa declaração. Ou seja, é basicamente sua opinião como defensor dos rodeios e do uso de animais como entretenimento.

Saiba Mais

A diretoria da Comissão de Meio Ambiente nomeará um relator para emitir um parecer que será votado por outros membros da comissão.

 

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *