Comissão do Senado aprova abate e consumo de animais exóticos

Fagundes: “Não há motivos para vedar a utilização desses produtos e subprodutos” (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou ontem (15) o Projeto de Lei 201/2016, de Wellington Fagundes (PL-MS), que propõe a liberação do abate e consumo de animais exóticos considerados invasores.

A proposta já havia recebido parecer favorável do relator Plínio Valério (PSDB-AM) na CMA, assim como da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), após ser aprovada pelo então relator Sérgio Petecão (PSD-AC).

Com as duas aprovações no Senado, o PL 201/2016 já pode ser encaminhado para votação na Câmara dos Deputados. Só haveria impedimento se algum senador entrasse com recurso exigindo que a proposta seja votada em plenário antes de ser enviada à Câmara.

“Não há motivos para vedar a utilização desses produtos”

“O descontrole da produção comercial e a introdução clandestina de matrizes no Brasil do javali europeu, por exemplo, provocaram a propagação desenfreada da espécie em diversos estados brasileiros. Com alta taxa de reprodução e sem enfrentar predadores naturais, a população de javalis cresceu de modo exponencial, principalmente na área rural, onde existe abundância de alimento”, alega Fagundes.

“Além disso, é preciso disciplinar a possibilidade de consumo, distribuição e comercialização dos produtos e subprodutos obtidos por meio do abate de animais. Não há motivos para vedar a utilização desses produtos e subprodutos quando eles não apresentam riscos à saúde humana e animal.”

Segundo o senador, o abate de animais exóticos considerados invasores deve ocorrer imediatamente após a chegada ao local de abate, “ficando vedada a manutenção de criadouros, exceto nos casos em que a legislação expressamente o permitir”.

Clique aqui para opinar sobre o projeto de lei.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *