Comissão Europeia destina recursos para produção de atum de algas

Startup francesa receberá dois milhões de euros por meio do projeto “Blue Economy Window” (Fotos: Divulgação/Algama Foods)

Por meio do projeto “Blue Economy Window”, a Comissão Europeia está destinando dois milhões de euros para uma startup francesa que está desenvolvendo alternativas aos produtos provenientes da pesca e da aquicultura.

Fundada em 2013, a Algama Foods agora poderá acelerar o desenvolvimento de sua linha vegana de produtos que imitam tiras de salmão defumado e atum, mas à base de algas cultivadas de forma sustentável.

Os recursos também permitirão a contratação de 20 profissionais que atuarão nas fases de pesquisa, desenvolvimento e produção da linha “Seafood Algternative” da startup francesa.

A Comissão Europeia divulgou uma nota destacando que a economia azul desempenha um papel crucial no apoio às comunidades costeiras e à descarbonização na Europa. Por isso o projeto “Blue Economy Window” foi lançado em março deste ano e no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pesca e da Aquicultura (EMAF).

O projeto deve continuar apoiando mais iniciativas como a da Algama, favorecendo a introdução de novos produtos, serviços e modelos de negócios que ajudem a desenvolver uma economia mais inovadora e ambientalmente correta. No total, a iniciativa já distribuiu 20 milhões de euros para 11 projetos.

“Este apoio financeiro da Comissão Europeia valida a nossa estratégia, iniciada há vários anos, de desenvolver soluções alimentares e texturizadas graças às algas e microalgas. Esta nova geração de produtos é um verdadeiro avanço em comparação com as iniciativas atuais no mercado, a Seafood Algternative é uma resposta credível e escalonável aos principais desafios alimentares”, garante o CEO e cofundador da Algama, Alvyn Severien.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *