Comitê Médico vai viajar pelo mundo ministrando seminários sobre a alimentação vegetariana

Comitê Médico é presidido pelo médico Neal Barnard, um dos maiores promotores da alimentação vegetariana nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

O Comitê Médico Pela Medicina Responsável (PCRM) dos Estados Unidos anunciou esta semana que vai começar a viajar pelo mundo ministrando seminários sobre a alimentação vegetariana. Um dos objetivos é diminuir o preconceito e a desinformação sobre o impacto da nutrição isenta de alimentos e ingredientes de origem animal.

O comitê entende que ainda hoje há muitas informações equivocadas sendo divulgadas – o que justifica a importância de mostrar para os estudantes de medicina e profissionais da classe médica que é possível ser muito saudável sendo vegetariano ou vegano.

Segundo o médico James Loomis, do Barnard Medical Center, uma das prioridades do programa é ensinar sobre as propriedades preventivas e curativas de uma dieta vegetariana no combate à obesidade, doenças cardíacas e diabetes. O comitê que hoje é endossado por mais de 12 mil médicos vai começar realizando um trabalho internacional na Índia, onde há uma previsão de que 145 milhões de pessoas podem sofrer em decorrência de obesidade, doenças cardíacas e diabetes até 2045.

“A nutrição baseada em vegetais deve ser a linha de frente no combate às epidemias de diabetes e doenças cardíacas na Índia”, disse Loomis ao portal VegNews, acrescentando que é fundamental treinar a próxima geração de médicos na Índia e no mundo todo para reconhecer os benefícios da alimentação vegetariana.

Nos últimos anos, o comitê tem lutado por medidas legislativas contra a realização de testes em animais nas escolas de medicina. Em junho, conseguiram garantir a exclusão dos testes em animais nos programas de residência pediátrica nos Estados Unidos. O grupo, que tem o apoio do músico vegano Moby, também é conhecido por incentivar a reformulação das refeições escolares nos Estados Unidos – oferecendo opções vegetarianas e excluindo alimentos de origem animal como carnes processadas.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *