Como a carne vegetal pode ajudar a reduzir o abate de suínos na China

Omnipork, uma das alternativas asiáticas à carne de porco (Fotos: Omnipork/Right Treat/Getty)

Maior produtora e consumidora de carne suína do mundo, a China não é um país onde o consumo de carne bovina seja uma prioridade, e por fatores econômicos e culturais.

Enquanto nos EUA o consumo per capita de carne vermelha é de 26,3 quilos ao ano, na China a média cai para 4,1 quilos. Ou seja, uma diferença de 641%. Isso explica também porque quando o assunto é o mercado chinês as startups asiáticas e norte-americanas estão mais interessadas em criar alternativas à carne de porco.

Afinal, na China, o consumo per capita de suínos chega a 30 quilos ao ano. Por isso as empresas de carnes vegetais entendem que no momento uma mudança de consumo na China depende da oferta de alternativas à carne de porco que sejam atrativas ao paladar dos chineses.

É perceptível que o país asiático está mais receptivo às proteínas alternativas em consequência de doenças como a gripe suína (que também afeta humanos) e peste suína (que não afeta pessoas, mas gera grandes prejuízos econômicos).

Há um cenário promissor para empresas dispostas a oferecer produtos que motivem os chineses a mudarem seus hábitos alimentares. No entanto, a transição depende hoje da oferta de opções que estejam o mais próximo possível daquelas com as quais a população já está acostumada.

Potencial para estimular uma transição

O que reforça também o potencial do segmento é que uma pesquisa da Future Market Insights (FMI) prevê crescimento de 880% em vendas de “carne de porco vegetal” até 2030 – subindo de um valor equivalente a R$ 6,5 bilhões para R$ 57,5 bilhões.

Empresas de grande visibilidade no cenário global de carnes vegetais como Beyond Meat e Impossible Foods já estão se inserindo nesse mercado, que também conta com empresas asiáticas desenvolvendo às suas próprias alternativas à carne de porco – como o Omnipork.

Ainda é cedo para apontar uma grande redução do abate de suínos na China em consequência de uma mudança de hábitos alimentares, mas é inegável que as alternativas à carne de porco têm condições de contribuir de forma substancial.

No entanto, a dimensão dessa contribuição também dependerá dos produtos oferecidos e dos benefícios nutricionais, incluindo quantidade e qualidade das proteínas. Afinal, no mundo atual, a tendência não é mais deixar de consumir algo para incorporar na alimentação outro algo que não apresente reais benefícios e vantagens.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *