Saiba como apoiar o projeto que proíbe uso de penas e plumas de animais no Carnaval

É possível manter a alegria carnavalesca de maneira mais ética, sem maltratar os animais”, justifica Célio Studart (Fotos: Celso Tavares/G1/Getty)

No mês passado, o deputado federal Célio Studart (PV-CE) protocolou um projeto de lei que prevê a proibição da utilização de penas e plumas de origem animal para a produção de fantasias e alegorias no Brasil, o que inclui o Carnaval.

A justificativa é que como as aves são sencientes, ou seja, têm capacidade de experimentar dor, frio, fome, sede e medo, se torna inadmissível ser conivente com esse tipo de prática simplesmente para a confecção de adereços para fantasias.

“Ainda mais quando existem opções sintéticas de produção exclusivamente industrial, sem utilizar animais, o que pode evitar com que sejam submetidos a essa crueldade. É possível manter a alegria carnavalesca de maneira mais ética, sem maltratar os animais”, justifica Célio Studart.

O projeto de lei 1097/2019 defende a cobrança de multa de R$ 5 mil a R$ 2 milhões para quem utilizar penas ou plumas de animais. Quem concorda com a proposta, pode apoiar a iniciativa acessando o site da Câmara dos Deputados e seguindo alguns procedimentos.

Primeiro, digite PL 1097/2019 na barra de busca e depois clique no número do projeto. Então é só clicar no quadro à direita “O que você acha disso?” e confirmar o apoio. É um processo simples e rápido. Você também pode clicar na opção “compartilhar essa enquete” para motivar mais pessoas a apoiarem o PL.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

3 respostas

  1. Uma tortura terrível as Aves ..uma vaidade maligna ..Tem q acabar com essa CRUELDADE POR CARIDADE ..OS ANIMAIS NÃO MERECE TANTO SOFRIMENTO

  2. Num mundo tão moderno,usar penas de aves é algo absurdo, desumano e ridículo,por ganância e vaidade o ser humano se torna NOJENTO e irracional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *