Hardcore: Como o veganismo mudou a vida de John Joseph

John Joseph tem usado a sua popularidade para atrair pessoas para o veganismo (Foto: Getty)

Mais conhecido como vocalista da banda de hardcore/crossover Cro-Mags, pioneira na fusão do hardcore com o thrash metal, e uma das mais importantes da história do NYHC, John Joseph publicou em 2014 o livro “Meat is for Pussies: A How-To Guide for Dudes Who Want to Get Fit, Kick Ass…”. Embora o título possa parecer bobo, ridículo ou apelativo, o conteúdo merece atenção.

“É um olhar sobre a perspectiva de que o homem ‘precisa’ de carne para ser varonil e forte”, explica o também autor e triatleta vegano. Na primeira parte do livro, John Joseph apresenta fatos e faz críticas aos horrores envolvendo a exploração animal e o processo de produção de carne.

Depois de abordar as mazelas das fazendas industriais, ele guia o leitor por um capítulo em que discorre sobre como ter uma vida mais saudável e mais compassiva por meio do veganismo. Também dá dicas sobre uma alimentação livre da crueldade contra animais.

Em síntese, “Meat is for Pussies”, é uma obra em que John Joseph desafia positivamente os leitores a transformarem suas vidas. Inclusive afirma que se uma dieta à base de vegetais funcionou para ele, isso significa que funciona para qualquer um.

“Muitos dos caras que perguntam de onde consigo minhas proteínas estão acima do peso, precisam de pílulas para ereção e levam uma hora no banheiro para se livrarem das carcaças podres que estão em seus cólons”, diz o autor que em 2021 completa 59 anos.

Uma das figuras mais famosas do cenário hardcore dos Estados Unidos, John Joseph tem usado a sua popularidade para atrair pessoas para o veganismo, divulgando principalmente os benefícios de uma alimentação sem nada de origem animal aliada a um bom condicionamento.

Lição com o Bad Brains

“Aprendi sobre a PMA [atitude mental positiva] quando a banda punk rastafári Bad Brains me deu um trabalho como roadie deles em 1981. A primeira parte do processo era abandonar carnes, ovos, laticínios, comida processada e drogas”, confidenciou em entrevista a Deni Kirkova, do tabloide britânico Metro.

Segundo John Joseph, a sua mudança de atitude foi uma consequência de sua dieta, um catalizador em sua vida. “As cortinas caíram, por assim dizer. Absorvi o conhecimento como se eu fosse uma esponja. Fiquei sóbrio, comecei a praticar ioga, meditação, artes marciais, ciclismo, natação em águas abertas e corrida”, revelou.

O novo estilo de vida também garantiu mais energia para tocar com o Cro-Mags e um bom desempenho no Ironman Triathlon, competição de resistência que exige que os atletas completem quase quatro quilômetros de natação, 180 quilômetros de pedaladas e mais de 42 quilômetros de corrida. E tudo isso exige muito treinamento e uma boa dieta.

Em 2015, a Vice publicou uma matéria sobre a rotina de John Joseph em sua preparação para o Ironman, e se surpreendeu com a força de um homem que só consome alimentos de origem vegetal.

“Se você me dissesse em 1980 que um dia eu seguiria uma dieta à base de vegetais, e mandaria ver no IronMan, eu provavelmente daria risada em sua cara. Meu passado em Nova York foi duro, realmente duro”, explicou a Deni Kirkova.

Mesmo quando sua rotina ficou atribulada por causa das turnês com bandas como Motörhead, Bad Brains, Megadeth e GBH, John Joseph não encontrou problemas em manter sua dieta livre de qualquer ingrediente de origem animal.

Uma história de abusos

Com o Cro-Mags, ele gravou entre os anos de 1986 e 1993 os álbuns “Age of Quarrel”, considerado um dos discos mais influentes da história do hardcore, “Alpha Omega” e “Near Death Experience”.

O autor e atleta vegano já recebeu milhares de e-mails, mensagens no Facebook, Instagram e Twitter de pessoas dizendo que leram seu livro e mudaram de vida por causa do conteúdo e do seu estilo de escrever. “Eles gostam porque dizem que foi escrito na linguagem deles”, justifica.

Quem olha para John Joseph não imagina que ele foi um sem-teto viciado em álcool e drogas. Em 1969, aos sete anos, ele foi obrigado a abandonar um lar violento. Viveu em vários orfanatos e em outros lares abusivos. Sem perspectiva de futuro, passou o ano de 1988 consumindo crack.

Na mesma época, levou um tiro, foi esfaqueado e chegou a ser preso. Hoje, após várias décadas, ele continua cantando e tornou-se um atleta vegano com desempenho exemplar em cinco edições do Ironman. Ele atribui sua transformação ao veganismo e a uma nova consciência alimentar.

“As pessoas são bombardeadas por comerciais de fast food barato, e ingerem comidas que não só causam estragos ao seu sistema como ao planeta por causa do abate de animais”, lamentou em entrevista ao jornal The Examiner, da Austrália, e repercutida pelo Exclaim, do Canadá.

Saiba Mais

John Joseph, que nasceu em Nova York em 3 de outubro de 1962, deixou de comer carne há mais de 30 anos.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *